POSSIBILIDADE JURÍDICA DA INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE UNIDADE PRODUTORA DE ENERGIA ELÉTRICA, POR FONTE SOLAR FOTOVOLTAICA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE.

  • Jeferson Nogueira Fernandes UNIFLU

Resumen

Neste artigo trata da possibilidade de jurídica da implantação e operação de unidades de energia elétrica por fonte solar em áreas de preservação permanente. Considerando o ordenamento jurídico ambiental brasileiro, em especial a Lei 12651/12, que define as circunstâncias de intervenção nestas áreas, que configuram limitações administrativas. Assim foram analisados os seguintes pontos relevantes: conteúdo, natureza, limites possibilidade de intervenção nas áreas de preservação permanente – APP’s; regulamentação jurídica ambiental da atividade de produção de energia elétrica, por fonte solar fotovoltaica e a possibilidade de exercício da atividade em APP’s, segundo a legislação vigente; e por fim a diferença da licença da autorização ambiental. Em sua elaboração foi utilizado o seguinte material: textos doutrinários, legislação nacional pertinente e a jurisprudência dos tribunais brasileiros.

Biografía del autor/a

Jeferson Nogueira Fernandes, UNIFLU

Mestre em Direito pelo UNIFLU-FDC, Pós-Graduado em Direito e Gestão Ambiental pela UNIFLU-FDC, Presidente da Comissão de Direito Ambiental da 12ª Subseção da OAB-RJ, Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RJ, Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Professor Universitário, Procurador Geral do Município de São João da Barra – 2013/2016 e Advogado. jnfernandes@adv.oabrj.org.br, http://lattes.cnpq.br/5739138453754970.

Publicado
2021-12-23