BREVES REFLEXÕES SOBRE DEMOCRACIA DELIBERATIVA

  • Rafael Crespo Machado
Palavras-chave: Direito Eleitoral. Direitos fundamentais. Candidatura independente de filiação partidária. Candidatura avulsa

Resumo

O artigo destaca a relevância das candidaturas independentes no contexto político brasileiro atual, considerando a crise dos partidos políticos e a necessidade de renovação institucional. Embora não sejam a resposta definitiva, tais candidaturas podem desempenhar um papel importante quando aliadas a uma reforma política abrangente, contribuindo para o fortalecimento das instituições políticas e, possivelmente, para o aprimoramento da participação política dos cidadãos. Entrementes, no presente estudo serão analisados o arcabouço histórico, os institutos e princípios que gravitam em torno da temática em comento.

Referências

BARCELLOS. Ana Paula de. Direitos fundamentais e direito à justificativa: devido procedimento na elaboração normativa. 3ª ed. Belho Horizonte: Fórum, 2020.

BARROSO. Luis Roberto. A judicialização da vida e o papel do Supremo Tribunal Federal. Belo Horizonte: Fórum, 2018.

HABERMAS. Jürgen. Facticidade e validade: contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. São Paulo: ed. Unesp, 2000.

NETO. Cláudio Pereira de Souza. Teoria Constitucional e Democracia Deliberativa: um estudo sobre o papel do direito na garantia das condições para a cooperação na deliberação democrática. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

OLIVEIRA. Rafael Carvalho Rezende. Governança e análise do impacto regulatório. Revista de Direito da Procuradoria Geral, Rio de Janeiro, Edição especial, p. 389-414, 2014. Disponível em: https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MzI2MQ%2C%2C. Acesso em: 20.07.2023.

WILLEMAN. Marianna Montebello. Accountability democrática e o desenho institucional dos tribunais de contas no Brasil. 2ª edição. Belo Horizonte: Fórum, 2020.
Publicado
2023-08-01