Um Conto Chinês

resenha fílmica sob o viés da Semiótica da Cultura

  • Letícia Cunha Braga IFFluminense Campos-Centro
  • Thalia Nogueira Mutuana Instituto Federal Fluminense
  • Luísa Ferreira Lopes Instituto Federal Fluminense
  • Guilherme de Castro Moraes Gomes Instituto Federal Fluminense
Palavras-chave: Semiótica da Cultura, Análise cinematográfica, Um Conto Chinês

Resumo

Esta resenha fílmica tem como objetivo analisar a obra cinematográfica "Um conto chinês" (2011), dirigida por Sebastián Borensztein, cujo enredo apresenta o encontro de culturas distintas representado pela história do argentino Roberto e do chinês Jun. A presente resenha busca observar a interação entre os dois personagens estrangeiros que se comunicam, na maior parte do tempo, por gestos e onomatopeias, e explorar os aspectos das diferentes semiosferas presentes no filme com base nos conceitos teóricos desenvolvidos pela seara da Semiótica da Cultura. A partir de uma pesquisa bibliográfica, selecionamos o referencial teórico constituído por obras de Iuri Lotman (1979; 1996), Bakhtin (2006) e Machado (2010), que norteiam as discussões e análises suscitadas.

Biografia do Autor

Letícia Cunha Braga, IFFluminense Campos-Centro

Licencianda em Letras – Português e Literaturas pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro. E-mail: leticiacunhabraga@gmail.com

Thalia Nogueira Mutuana, Instituto Federal Fluminense

Thalia Nogueira Mutuana é aluna do curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas do Instituto Federal Fluminese (IFF). Atualmente é integrante do projeto de pesquisa e extensão "A experiência do texto: por uma metodologia para ler, compreender e analisar textos jornalísticos atuais" do IFFluminense.

Luísa Ferreira Lopes, Instituto Federal Fluminense

Licencianda em Letras no Instituto Federal Fluminense (IFF) e Bacharelanda em Direito no Centro Universitário Fluminense (UNIFLU).

Guilherme de Castro Moraes Gomes, Instituto Federal Fluminense

Licenciando em Letras - Português e Literaturas pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). E-mail: _

Referências

BAKHTIN, Mikhail. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Michel Lahud et al. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
LOTMAN, Iuri; LA SEMIOSFERA: Semiótica de la cultura y del texto. Valencia: Frónesis Cátedra de la Universitat de Valencia, 1996.
LOTMAN, Iuri. Sobre o problema da tipologia da cultura. In: SCHNAIDERMAN, B. (Org.). Semiótica russa. São Paulo: Perspectiva, 1979.
MACHADO, Irene. Cultura em campo semiótico. Revista USP, São Paulo, n.86, p. 157-166, 2010.
Publicado
2020-12-31