APROXIMAÇÃO DA DOCÊNCIA EM MEIO A ISOLAMENTO SOCIAL

MEDIANDO UM CURSO ON-LINE GRAMATICAL PAUTADO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE A COVID-19

  • Letícia Cunha Braga IFFluminense Campos-Centro
  • Thalia Nogueira Mutuana Instituto Federal Fluminense
Palavras-chave: Curso on-line, Ensino de Gramática Básica, Textos jornalísticos, COVID-19

Resumo

Relatamos as experiências como mediadoras voluntárias no curso de extensão on-line “Gramática básica aplicada a textos jornalísticos sobre a Covid-19”, vinculado ao Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro. A partir de uma abordagem fenomenológica, na qual o interesse da pesquisa centra-se no significado que deve ser dado ao fenômeno, objeto de estudo, especificamos as etapas de criação, planejamento e execução do curso, além das concepções teóricas do curso de extensão, compostas em seu cerne por Antunes (2003), Geraldi (2013) e Marcuschi (2010). Aprimoramos, com isso, competências relativas à análise linguística e textual de gêneros jornalísticos opinativos, nossa afinidade com atividades ligadas à docência e exercitamos estratégias de como formular questões para materiais didáticos.

Biografia do Autor

Letícia Cunha Braga, IFFluminense Campos-Centro

Licencianda de Letras - Português e Literaturas pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5859660471120435. E-mail: leticiacunhabraga@gmail.com

Thalia Nogueira Mutuana, Instituto Federal Fluminense

Licencianda de Letras - Português e Literaturas pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8096871650849577. E-mail: thaliamutuana@gmail.com. 

Referências

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Gramática, texto: análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2006.

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. 3. ed. São Paulo: Atual, 2008.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Gramática do português contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais definição e funcionalidades. In. DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
Publicado
2020-12-31