APROXIMAÇÃO DA DOCÊNCIA EM MEIO A ISOLAMENTO SOCIAL
MEDIANDO UM CURSO ON-LINE GRAMATICAL PAUTADO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE A COVID-19
Resumo
Relatamos as experiências como mediadoras voluntárias no curso de extensão on-line “Gramática básica aplicada a textos jornalísticos sobre a Covid-19”, vinculado ao Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro. A partir de uma abordagem fenomenológica, na qual o interesse da pesquisa centra-se no significado que deve ser dado ao fenômeno, objeto de estudo, especificamos as etapas de criação, planejamento e execução do curso, além das concepções teóricas do curso de extensão, compostas em seu cerne por Antunes (2003), Geraldi (2013) e Marcuschi (2010). Aprimoramos, com isso, competências relativas à análise linguística e textual de gêneros jornalísticos opinativos, nossa afinidade com atividades ligadas à docência e exercitamos estratégias de como formular questões para materiais didáticos.
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. 3. ed. São Paulo: Atual, 2008.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Gramática do português contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais definição e funcionalidades. In. DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.