A IMPORTÂNCIA DO AGENTE INDÍGENA DE SAÚDE NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DA ALDEIA MYKY

  • Lia Mara Borges de Freitas Souza UNIFLU
Palavras-chave: DSEI. ASB. AIS. Myky. Tratamento odontológico.

Resumo

Decorrente das mudanças dos hábitos alimentares e de higiene os indígenas no geral começaram a necessitar de cuidados especiais referente a saúde, incluindo a saúde bucal. Para que o tratamento odontológico indígena ocorra é necessário atenuar as diferenças étnicas e culturais existentes entre paciente e profissional dentista. A proposta do presente trabalho é, portanto, apresentar como o povo da aldeia Myky, que passou a ser atendido por profissionais do Distrito de Saúde Indígena (DSEI), se adaptou a realidade de atendimento odontológico que se difere da sua cultura indígena. E relatar a importância da atuação de um Agente de Saúde Bucal (ASB) indígena, membro da comunidade, nesse processo. A função do profissional Agente Indígena de Saúde (AIS) demonstra-se estender além da atuação técnica, pois o mesmo realiza o intermédio entre o dentista e o paciente da comunidade, de maneira que ambos se sintam à vontade para realização do tratamento odontológico.

Referências

BERTANHA, Wânia de Fétima Faraoni; CAVALCANTE, Gigliana Maria Sobra; CAVALCANTI, Alessandro Leite; ARRUDA, Thulio Antunes; D’ÁVILA, Sérgio. Atenção à Saúde Bucal nas Comunidades Indígenas: Evolução e Desafios – uma Revisão de Literatura. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Volume 16 - Número 1 - Páginas 105-112, 2012.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

HAYD RLN, OLIVARES AIO, FERREIRA MLS, LUITGARDS-MOURA JF. Um olhar sobre a saúde indígena no Estado de Roraima. Mens Agitat, 3(1): 8998, 2008.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE mapeia a população indígena. Disponível em: . Acesso em: 08 set. de 2020

MACHADO JR, Eliseu Vieira; REYES, Marco Antonio Manzano; DIAS, Ricardo Lopes. Odontologia na aldeia: a saúde bucal indígena numa perspectiva antropológica. Revista de Antropologia. Ano 4 - volume 5 – maio de 2012.

SARCINELLI, Alice Pfister; BUSSADORI, Sandra Kalil; CARVALHO, Raquel Baroni; OLIVEIRA, Adauto Emmerich. O agente indígena de saúde como multiplicador de ações em saúde bucal coletiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde 2011; 13(1): 17-23.

SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina/SP. SPDM, 2018. Disponível em: . Acesso em 28 abr. 2018
Publicado
2020-12-31