CONSIDERAÇÕES DA REFORMA TRABALHISTA: À LUZ DA INFLUÊNCIA CAPITALISTA E DA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
Resumo
O presente estudo versa sobre uma apresentação de considerações acerca da reforma trabalhista, feita no âmbito sociológico e jurídico, que impactou a esfera do Direito do Trabalho e Processual do Trabalho a partir da edição da lei 13.467/17. O ponto central do presente artigo visa demonstrar as fragilidades da atual reforma e seus possíveis impactos negativos nas garantias legais já estabelecidas. Como parâmetro comparativo do estudo foi utilizado a experiência internacional de países que tiveram suas leis trabalhistas reformadas anteriormente a reforma legislativa trabalhista aplicada no Brasil. Concluiu-se pela precariedade de discussão na formulação do texto legal aprovado em 2017, com consequente supressão de direitos que beneficia diretamente o capitalismo.
Referências
BRASIL.Constituição da Republica Federativa do Brasil. Disponivel em: www.http/presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em: 26 de junho de 2019.
BRASIL. Decreto- Lei nº5.452 de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho). Disponivel em: http:// www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em: 26 de junho de 2019.
CASSAR, Vólia Bomfim; BORGES, Leonardo Dias. Comentários à Reforma Trabalhista. São Paulo: Método, 2017.
DOS SANTOS, Anselmo Luis e GIMENEZ, Denis Maracci. “Desenvolvimento, competitividade e reforma trabalhista.” In: CESIT. Projeto de pesquisa Subsídios para discussão sobre a reforma trabalhista no Brasil. Campinas, 2017.
GORZ, André. Trad. de Estela dos Santos Abreu. Crítica da divisão do trabalho. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios – PNAD – Disponivel em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24908-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-12-3-e-taxa-de-subutilizacao-e-25-0-no-trimestre-encerrado-em-maio-de-2019. Acesso em: 28 de junho de 2019.
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATISTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – IME-USP- Disponivel em: https://www.ime.usp.br/~is/ddt/ddt/mac333/projetos/fim-dos-empregos/empregoEtrabalho.htm. Acesso em: 26 de junho de 2019.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA – IPEA- Número de desempregados de longo prazo cresce 42,4% em quatro anos. Disponivel em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34817&catid=3&Itemid=3. Acesso em: 01 de julho de 2019.
KREIN, José Dari et al. “Relações de Trabalho”. In: CESIT. Projeto de Pesquisa Subsídios para a discussão sobre a reforma trabalhista no Brasil. Campinas, 2017.
MANZANO, Marcelo e CALDEIRA, Christian Duarte. “Dinâmica recente do mercado de trabalho brasileiro ainda nos marcos da CLT”. In: CESIT. Projeto de pesquisa Subsídios para a discussão sobre a reforma trabalhista no Brasil. Campinas, 2017.
SAlAS, Carlos e PERNÍAS, Tomás Rigoletto. “Experiências Internacionais”. In: CESIT. Projeto de pesquisa Subsídios para discussão sobre a reforma no Brasil. Campinas, 2017.