O APLICATIVO WHATSAPP E O COMPARTILHAMENTO DE NOTÍCIAS:

uma análise sobre a retroalimentação de fake news

  • Ana Carolina de Castro Madalena (22) 997799926
  • Júlio César Tinoco Reis, Orientador
Palavras-chave: Jornalismo. WhatsApp. Fake News

Resumo

Este artigo versa sobre o processo de recepção e compartilhamento de notícias via aplicativo WhatsApp, analisando a relação dessas ações com a retroalimentação de Fake News. O trabalho compõe uma breve pesquisa sobre a evolução do processo jornalístico no ambiente online, promovendo uma transformação nas interações, a migração dele para a rede social digital WhatsApp, alterando a relação receptor e emissor, ademais, revelando como a disseminação de desinformação nessa rede faz parte do fenômeno pós-verdade. O texto é de caráter bibliográfico, com aplicação de pesquisa de campo por meio de questionário, utilizando o método hipotético-dedutivo.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Castro Madalena, (22) 997799926

Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), com curso em Desinformação e fact-checking (Knight Center). Experiência em telejornalismo como produtora e repórter com estágio na Inter TV - Afiliada a Rede Globo, passagem como repórter pelo G1 - O Portal de Notícias da Globo e produção de Podcast (Prosa & Café). Pesquisas concentradas em telejornalismo, opinião pública, novas tecnologias e produção jornalística, redes sociais, desinformação e fact-checking.

Júlio César Tinoco Reis, Orientador

Pós-graduado em Assessoria de Comunicação na FAFIC (UNIFLU), formado em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC), e formando em Letras e Literatura pela Universo. Apresentador de TV e comunicador de Rádio. Atualmente é professor coordenador do laboratório de rádio (Rádio Educativa FM) do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense. Concursado como assessor de imprensa do Hospital Ferreira Machado. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo, atuando principalmente em: educação - assessoria - rádio - televisão.

Publicado
2021-07-28