A INEFICÁCIA DA LEI DE DIREITOS AUTORAIS NA ERA DO STREAMING

  • Valentina Cordeiro Alves Alencar UNIFLU
Palavras-chave: Direitos autorais, música, streaming.

Resumo

 O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia das normas de proteção aos direitos autorais advindos de criações musicais sob a perspectiva das plataformas de streaming. A pesquisa apresentou como problema de pesquisa o seguinte questionamento: Por que os artistas musicais demonstram insatisfação quanto à distribuição dos royalties nas plataformas de streaming? Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, sendo complementada pela pesquisa exploratória realizada junto ao repositório do google acadêmico. O artigo apresentou breve evolução histórica do direito autoral, conceituando o respectivo direito em suas normas aplicáveis, e apresentando a estrutura e funcionamento da gestão coletiva daqueles sobre músicas fixadas em plataformas de streaming. Em conclusão, notou-se a necessidade de novos modelos de normas de distribuição dos royalties provenientes dos direitos autorais advindos de tais obras, com vistas a proporcionar maior equidade e evitar que empresas de plataformas digitais capitalizem mais royalties que os compositores, músicos e produtores musicais.

Referências

BITTAR, Carlos Alberto. Contornos atuais do direito do autor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Atualiza e consolida a legislação sobre os direitos autorais e dá outras providências.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial nº 1.559.264. Origem: RJ Rio de Janeiro. Recorrente: Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – ECAD. Relator: Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva. Diário de Justiça. Brasília. 15 de fevereiro de 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

NETTO, José Carlos Costa. Direito autoral no Brasil. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

SCHREIBER, Anderson. Direitos da Personalidade. São Paulo: Atlas, 2013.

SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2008.
Publicado
2023-08-01