A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Resumo
O presente artigo foi desenvolvido para abordar a temática da educação como instrumento de efetividade dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência. Para tanto, buscou-se perpassar as teorias acerca do conceito de pessoa com deficiência bem como a legislação pertinente contendo seus direitos fundamentais. Prestou-se a compreender a estrutura e funcionamento do sistema educacional no que tange às pessoas com deficiência e analisar até que ponto este grupo específico vive o modelo de inclusão adequado com os direitos previstos na legislação. Foi utilizado método da pesquisa bibliográfica para alcançar as conclusões finais em que foi possível perceber que embora os direitos desse grupo estejam positivados na legislação nacional e internacional, no que se refere a políticas públicas de educação para que se materialize esses direitos, deve haver mais investimento por parte do Estado na capacitação de professores e profissionais da educação para que estejam aptos a prestar um serviço de educação universalizado e especializado, promovendo a dignidade da pessoa humana e alcançando a justiça social.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Disponível em:
BRASIL. LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 13.146/2015. ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do Adolescente. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em:
Como chamar as pessoas que têm deficiência? Disponível em:
FRIGOTTO, Gaudêncio. Fundamentos científicos e técnicos da relação trabalho e educação no Brasil de hoje. Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Fiocruz, p. 233-263, 2006.
GASPAR, Lúcia; BARBOSA, Virgínia. Ações afirmativas e cotas no Brasil. 2003.
GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade: o direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA. 2001.
Inclusão: Acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Disponível em:
NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS: Da integração à inclusão - Parte 01. Disponível em:
NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS: Da integração à inclusão - Parte 02. Disponível em:
O que é PNE? Disponível:
PIOVESAN, Flávia. Ações afirmativas no Brasil: Desafios e perspectivas. 2008.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PNE 2014-2024 LINHA DE BASE. Disponível em:
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8. Rio de Janeiro. ed. WVA, 2010.
SOUZA, Sandra Freitas de. Atendimento educacional especializado: sala de recursos promovendo uma educação inclusiva de qualidade. In: ALVES, Fabíola Fernanda do Patrocínio. O que as escolas precisam saber sobre a diferença? Reflexões sobre a inclusão de estudantes com deficiência. Belo Horizonte, Crivo Editorial, 2018.