A UTILIZAÇÃO DE MÁSCARAS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2) E SUAS IMPLICAÇÕES NA COMUNICAÇÃO

  • Ilma Alessandra Lima Cabral
Palavras-chave: Coronavírus. SARS-Cov-2. Comunicação. Máscaras. Pandemia.

Resumo

Uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS para evitar a transmissão do coronavírus (SARS-CoV-2), a utilização de máscaras, é um cuidado pessoal que traz benefícios para o coletivo, mas também pode ser um pesadelo para a interação entre as pessoas. Além de impossibilitarem a visualização das expressões faciais, essenciais para o estabelecimento efetivo da comunicação, também abafam o som da voz, dificultando a inteligibilidade durante o diálogo. Sabemos que a comunicação é um processo natural e essencial ao ser humano. Neste ensaio compartilho reflexões sobre a importância da comunicação e os impactos causados pelo uso contínuo de máscaras em tempos de pandemia do novo coronavírus, bem como possíveis recursos facilitadores.

Referências

BLUSTEIN, J. et. al. Hora de levar a sério a perda auditiva. Jornada da Comissão Conjunta sobre Qualidade e Segurança do Paciente, n. 46, p. 53-58, 2020.

GOLDIN, Alexander; WEINSTEIN, Barbara; SHIMAN, Nimrod. A fala bloqueada por máscaras cirúrgicas se torna uma questão mais importante na era do COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.hearingreview.com/hearing-loss/health-wellness/how-do-medical-masks-degrade-speech-reception. Acesso em: 20 jul. 2020.
Publicado
2020-08-01