ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO DPAC E A CORRELAÇÃO COM A DIFICULDADE DE DECODIFICAÇÃO AUDITIVA

  • Thaís Pinheiro Arêas
  • Elizabeth Matilda Oliveira Williams
Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Decodificação Auditiva. Distúrbio do Processamento Auditivo Central. Fonoaudiologia.

Resumo

O Processamento Auditivo Central é a capacidade do cérebro em interpretar de forma consciente e funcional os sons ao nosso redor. O Distúrbio do Processamento Auditivo Central é uma disfunção que afeta a compreensão, identificado por dano à via auditiva central, ocasionando lento processamento das informações recebidas, não sendo decodificados e compreendidos. A presente pesquisa teve como objetivo geral a atuação fonoaudiológica no Distúrbio de Processamento Auditivo Central, relacionado à dificuldade de Decodificação Auditiva no ato da aprendizagem escolar e como objetivos específicos, dissertar o processo aprendizagem, mostrar a importância da fonoterapia com técnicas de treinamento auditivo formal e informal e, a coparticipação entre terapeuta, escola e família. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica. Concluiu-se que a fonoterapia é capaz de proporcionar uma reestruturação neuronal do sistema auditivo e das ligações com os demais sistemas sensoriais correlacionados, sendo possível encontrar eficácia no desempenho escolar.

Referências

AFONSO, Diucimara Deganello; DE MELLO, Sônia Trannin. Transtorno do processamento auditivo central e suas relações com a neurociência e a psicopedagogia e a psicopedagogia. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, v. 21, n. 2, p. 32-55, 2017.

AZEVEDO, Marisa Frasson de; ANGRISANI, Rosana Giaffredo. Desenvolvimento das habilidades auditivas. In: BOÉCHAT, Edilene Marchini; MENEZES, Pedro de Lemos; COUTO, Christiane Marques do; FRIZZO, Ana Cláudia Figueiredo; SCHARLAC, Renna Coelho; ANASTACIO, Adriana Ribeiro Tavares (orgs). Tratado de Audiologia [2ed.]. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p. 373-380, 2015.

BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Grupo de trabalho alfabetização infantil: os novos caminhos: relatório final. [2ed.]. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2007.

BRAUN, Leonardo Luiz; VITTI, Simone Virginia; PISA, Ivan Torres. Desenvolvimento de um módulo adaptativo para o Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas. Journal of Health Informatics, v. 13, n. 1, 2021.

CASARIN, Fabíola Schwengber; PRANDO, Mirella Liberatore; MAROSTEGA, Rosangela; RIVERO, Thiago; FRISON, Thirzá. Uso de softwares, videogames e aplicativos como ferramentas terapêuticas no processo de reabilitação. Teoria e Prática na Reabilitação Neuropsicológica, 2020.

COELHO, Marla Alexsandra Bocalão; SETOGUTI, Ruth Izumi. Alfabetização Infantil: as habilidades necessárias para o aprendizado da leitura e da escrita. EDUCERE, XII Congresso Nacional de Educação. Anais... PUCPR, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19326_9823.pdf Acesso em: 24 jun. 2020.

COMERLATTO, Ademir Antônio Junior. In: DOS DEFICIENTES AUDITIVOS, ADAP-Associação; PAIS, Amigos; DE IMPLANTES COCLEAR, Usuários. Conheça o DPAC–Distúrbio do Processamento Auditivo Central, 2019. Disponível em: http://www.adap.org.br/site/index.php/artigos/161-conheca-o-dpac-disturbio-doprocessamento-auditivo-central. Acesso em: 07 maio 2020.

DA SILVA, Taís Aparecida Gomes; BARBOSA, Josilene Souza Lima. Distúrbio do processamento auditivo central: A importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento da criança. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 10, n. 1, 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/4989/1775 Acesso em: 07 maio 2020.

DE CARVALHO, Dayse Karoline Sousa Silva. Aprendizagem da leitura e da escrita sob o enfoque da psicologia cognitiva da leitura. PUC/SP, 2013. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/16059/1/Dayse%20Karoline%20Sousa%20Silva%20de%20Carvalho.pdf Acesso em: 07 maio 2020.

DOS REIS, Talita Gallas; DIAS, Roberta Freitas; BOSCOLO, Cibele Cristina. Conhecimento de professores sobre processamento auditivo central pré e pós-oficina fonoaudiológica. Revista Psicopedagogia, v. 35, n. 107, p. 129-141, 2018.

ENGELMANN, Lucilene; FERREIRA, Maria Inês Dornelles da Costa. Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 1, p. 69-74, 2009.

GIELOW, Ingrid. Terapia para Desordem do Processamento Auditivo Central em Crianças: Estratégias Baseadas em Experiência Clínica. In: PEREIRA, Liliane Desgualdo; SCHOCHAT, Eliane. Processamento Auditivo Central - Manual de Avaliação s/n. ed. São Paulo: Lovise, 1997.

INFÂNCIA, NÚCLEO CIÊNCIA PELA. O impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem. Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância, 2014.

KAPPEL, Vanessa; DE PAULA MORENO, Ana Clara; BUSS, Ceres Helena. Plasticidade do sistema auditivo: considerações teóricas. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 77, n. 5, p. 670-674, 2011.

KOZLOWSKI, Lorena; WIEMES, Gislaine Minhoto Richter; MAGNI, Cristiana; DA SILVA, Angela L.G. A efetividade do treinamento auditivo na desordem do processamento auditivo central: estudo de caso. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 70, n. 3, p. 427-432, 2004.

LANDIM, Márcia Regina Melchior; FLÔRES, Onici Claro. Aprendizagem da leitura: preditores emergentes na pré-escola. A Cor das Letras, v. 19, n. 3, p. 27-37, 2019.

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2009.

LITTIG, Cristiane Gonçalves Martins; ALMEIDA, Nayara Moreira de. A influência do envelhecimento sobre o sistema sensorial: uma revisão da literatura. 19F. 2020 Unicesumar - Universidade Cesumar. Maringá 2020

LUCION, Cibele da Silva; FROTA, Paulo Romulo Oliveira. Transtorno do Processamento Auditivo e Aprendizagem. Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.

PUCPR, 3. Anais... 2009. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/1943_981.pdf Acesso em: 07 maio 2020.

MACEDO, Lino de. Psicologia: o aprendizado orientado para a criança. In: RAMIRES, José Antonio Franchine (ed). Viva com mais saúde: 51 especialistas da USP orientando você a viver mais e melhor. São Paulo: Phorte, 2009. p. 427–432.

MAGALHÃES, Melissa dos Santos Quintal. O distúrbio do processamento auditivo central na formação continuada de professores. 2020. 112 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.

MORAIS, José. Criar Leitores. São Paulo: Manole, 2012. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/4539/3190 Acesso em: 15 jun. 2020.

MUCCI, Mariana Firmino; BARBOSA Rafaela Katherine; FREIRE Thais. Consciência Fonológica: atividades na escola. Agudos: Editora Faag, 2018.

PEREIRA, Kátia Helena. Manual de orientação: Transtorno do Processamento Auditivo - TPA. Florianópolis: Ed. DIOESC, 2014.

PEREIRA, Kátia Helena. Transtorno do processamento auditivo central: orientando a família e a escola. [livro eletrônico] – São José/SC: FCEE, 2018.

SILVA, Tatiana Rocha; DIAS, Fernanda Abalen Martins. Efetividade do treinamento auditivo na plasticidade do sistema auditivo central: relato de caso. Revista CEFAC, v. 16, n. 4, p. 1361-1369, 2014.

SIMÕES, Humberto de Oliveira; ZANCHETTA, Sthella; FURTADO, Erikson Felipe. Métodos de treinamento auditivo em crianças com diagnóstico psiquiátrico: revisão integrativa da literatura. Revista CEFAC, v. 22, n. 2, 2020.

SOUZA, Cintia Alves; MARQUES, Danielle Cristine; ESCARCE, Andrezza Gonzalez; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Processamento auditivo central e processos de leitura em crianças e adolescentes: revisão integrativa. Audiology-Communication Research, v. 25, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/ySKpvn8BcYSs5vC36DzYLvC/?lang=pt Acesso em: 10 abr. 2021.

STANOVICH, Keith. Matthew effects in reading: Some consequences of individual differences in the acquisition of literacy. In: Reading Research Quaterly. Outono de 1986.

STROIEK, Susan; DA SILVA, Quevedo Lenita; HERNANDEZ, Carla Kieling; BATTEZINI, Ana Carolina Lago. Treinamento auditivo nas alterações do processamento auditivo: estudo de caso. Revista Cefac, v. 17, n. 2, p. 604-614, 2015.

VIACELLI, Sandra Nunes Alves. Função auditiva central e percepção visual de escolares submetidos à estimulação auditiva, visuomotora e neuroauditiva. 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1-bFwEXvLisgv5z8ZuRC2G1CiYK4z17pE/view Acesso em: 27 ago. 2020.

VIEIRA, Maria Pereira; DA CUNHA, Maria dos Navegantes Veras. Habilidades necessárias à Alfabetização: uma visão psicopedagógica. Disponível em: http://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Habilidades-necess%C3%A1rias-%C3%A1-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 15 jun. 2020.

Publicado
2021-12-07