O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto está sem identificação de autoria e as credenciais do autor foram retiradas das propriedades do documento.
  • Em caso de pesquisa envolvendo seres humanos, o trabalho traz no corpo do texto o número do parecer final do Comitê de Ética em Pesquisa e, como documento suplementar, a íntegra do referido parecer emitido pela Plataforma Brasil. Vide Resolução n. 510/2016 (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf).

Diretrizes para Autores

De acordo com as políticas editoriais do periódico, mestres e doutores podem ser autores principais de artigos (de revisão ou de resultado de pesquisa empírica). As entrevistas são definidas pelo corpo editorial. Autores com titulação mínima de especialista (pós-graduação lato sensu), desde que vinculados à atividade docente ou de pesquisa, podem ser co-autores de artigos e podem ser autores principais de resenhas de obras acadêmicas, ensaios, relatos de experiência (de trabalhos de campo e/ou de práticas pedagógicas) e resumos expandidos. 

 Respeitando a política de avaliação duplo-cego, os textos devem ser submetidos sem identificação de autoria, inclusive nas propriedades do documento original.***

I - ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

TÍTULO (Subtítulo, se houver) em português, em inglês e em espanhol.

RESUMO:
Com no máximo 10 linhas, deve ter três versões: uma em português, outra em inglês e outra em espanhol. Caso o texto seja redigido em inglês ou em espanhol, ou mesmo em outra língua, o resumo deverá constar também em língua vernácula, mas com versão nas demais línguas indicadas. O resumo deverá vir na segunda linha após o nome do autor, precedido da palavra RESUMO, à esquerda, em negrito e em letras maiúsculas, em parágrafo único.

PALAVRAS-CHAVE: Deve-se indicar de três a cinco palavras-chave, iniciadas com maiúsculas e separadas por ponto. Devem também ser traduzidas para o inglês e o espanhol.

II- ELEMENTOS TEXTUAIS


1. INTRODUÇÃO

O texto deve ser iniciado logo após os resumos. Os títulos deverão vir numerados em série, tendo início com a introdução, que terá o número 1, em negrito e com letras maiúsculas. Os subtítulos virão em maiúsculas sem negrito e com numeração progressiva.

2. DESENVOLVIMENTO (ABAIXO, SUGESTÃO DE ESTRUTURA PARA O CASO DE ARTIGOS DE REVISÃO E DE RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA, BEM COMO PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ESTUDOS DE CASO E RESUMOS EXPANDIDOS)

2.1 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.2 - REVISÃO DA LITERATURA

2.3 - MATERIAIS E MÉTODOS

2.4 - RESULTADOS E DISCUSSÃO

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS (As normas adotadas são a NBR 10.520/2002, para as citações no corpo do texto, e a NBR 6023/2018, para as referências finais)

OBS.: No caso de ensaios, resenhas, relatos, análises e entrevistas, a sequência das seções deve seguir a estrutura própria do texto.

FORMATAÇÃO:

Todo o texto deverá ser digitado em .docx, com as configurações abaixo. Autores que desejarem os templates podem acessá-los clicando aqui.

a) Papel A4, com margens superior e esquerda de 3,0 cm, inferior e direita de 2,0 cm, letra “Arial”, tamanho 12, espaçamento 1,5, exceto em caso de citações longas, cujo espaçamento deve ser simples e o tamanho da fonte deve ser 10.

b) Atenção para o número de páginas para cada gênero:

* Artigos (de revisão e de resultados) e ensaios: mínimo de 10 (dez) e máximo de 15 (quinze), incluídos aí referências bibliográficas e anexos.

* Resenhas: mínimo de 1 (uma) e máximo de 3 (três) páginas, incluindo referências bibliográficas.

* Relatos e análises (de casos clínicos, experiências laboratoriais e práticas pedagógicas): mínimo de 5 (cinco) e máximo de 8 (oito) páginas, incluindo referências bibliográficas e anexos.

* Resumos expandidos: mínimo de 1 e máximo de 3 páginas, incluindo referências bibliográficas.

* Entrevistas: mínimo de 5 (cinco) e máximo de 10 (dez) páginas, incluindo referências bibliográficas.

OBS.: Em caso de dossiê, todos os textos devem seguir o padrão acima.

c) Layout das páginas em coluna única.

d) Nome do autor e coautor(es), bem como minicurrículo completo, inclusive com link para currículo Lattes, devem constar apenas nos metadados, a serem preenchidos no ato de submissão.

e) Sobre figuras, tabelas, anexos e referências:

* Figuras, tabelas e gráficos devem vir inseridos na posição onde aparecerão na publicação, antecedidos de título e sucedidos da fonte de consulta e/ou autorização da fonte.

*** Sobre a versão do texto sem identificação de autoria: para garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão a esta editora, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores seja conhecida um ao outro. Isto envolve os autores , editores e revisores ( que carregam documentos como parte de sua revisão ) verificando se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e as propriedades do arquivo :

Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, com o literal " Autor" e ano usada nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo, etc

Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve igualmente ser removidos das propriedades do arquivo (ver no menu Arquivo no Word), clicando sobre o seguinte, começando com Arquivo no menu principal do aplicativo da Microsoft: Arquivo> Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac ) > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar.
Com PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, encontradas na opção Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

OBSERVAÇÃO: Em caso de pesquisa envolvendo seres humanos, INDEPENDENTE DA ÁREA DO SABER, o trabalho deve trazer no corpo do texto o número do parecer final do Comitê de Ética em Pesquisa e, como documento suplementar, a íntegra do referido parecer emitido pela Plataforma Brasil. Ver Resolução n. 510/2016.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.