ANíLISE DO DISCURSO E DO SENTIMENTO
UM OLHAR SOBRE A POLARIDADE NO PROCESSO DE IMPEACHMENT NO JORNAL NACIONAL
Palavras-chave:
Análise de discurso. Análise de sentimento. Impeachment. Rapidminer. Jornal Nacional.
Resumo
O artigo busca conexão entre análise do discurso da mídia e de sentimento com o respaldo de um programa de mineração de textos. A metodologia vai se basear na pesquisa bibliográfica dos autores das áreas citadas para fundamentar as tais análises e os princípios escolhidos. A metodologia vai utilizar o aplicativo Rapidminer na análise do corpus da pesquisa, mas apenas duas reportagens de um acervo de dez reportagens publicadas no Jornal Nacional serão analisadas. Esse material foi composto para ilustrar todo o processo de impeachment entre 2015 e 2016.
Referências
BARREIRA, R. G. Análise de sentimento com Rapidminer. Monografia. Centro Universitário Luterano de Palmas. Palmas, 2013.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. Tradução: Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2010.
_________. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. Tradução: Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Tradução: Isabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
LIU, B. Sentiment Analysis and Opinion Mining. Morgan & Claypool Publishers, 2012.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Tradução: Maria Cecília P. De Souza-e-Silva, Décio Rocha. 6ª. Edição. São Paulo: Cortez, 2013.
MORENO, A.C. Análise de Sentimentos na Classificação de Comentários Online - Aplicando Técnicas de Text Mining. 2015. Dissertação (Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio í Decisão). Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa. Disponível em https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/11504/1/ACMoreno_MSIAD_F.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.
SILVA, G. A. P. da. Pragmática: as representações do Eu e seus efeitos de sentido. A ordem dêitica do discurso. São Paulo: Enelivros, 2005.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. Tradução: Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2010.
_________. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. Tradução: Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Tradução: Isabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
LIU, B. Sentiment Analysis and Opinion Mining. Morgan & Claypool Publishers, 2012.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Tradução: Maria Cecília P. De Souza-e-Silva, Décio Rocha. 6ª. Edição. São Paulo: Cortez, 2013.
MORENO, A.C. Análise de Sentimentos na Classificação de Comentários Online - Aplicando Técnicas de Text Mining. 2015. Dissertação (Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio í Decisão). Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa. Disponível em https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/11504/1/ACMoreno_MSIAD_F.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.
SILVA, G. A. P. da. Pragmática: as representações do Eu e seus efeitos de sentido. A ordem dêitica do discurso. São Paulo: Enelivros, 2005.
Publicado
2020-04-30
Seção
Artigos