O RíDIO COMO PRÓTESE NO PROCESSO EDUCACIONAL
PROJETO RADIOESCOLA
Resumo
O ano de 2020 tem sido marcado pela pandemeia do coronavírus e diversas mudanças de hábito, com ênfase no isolamento social. Em consequência dele, a vida em sociedade passa por uma experiência inédita a ser vivida por essa geração. Sem alunos em salas de aula físicas, as instituições de ensino, assim como outros segmentos da sociedade, estão buscando alternativas para manter o processo educacional ativo, envolvente e eficaz. Prestes a completar 100 anos de sua 1ª transmissão oficial no país, em 7 de setembro de 1922, o rádio, assim como outros veículos midiáticos, tem tido um papel relevante na sociedade contemporânea e contribui para a democratização da informação, conforme salienta Raboy (2005). Com caráter informativo, o rádio desde de o seu surgimento, sempre teve relação direta com a educação, tanto que em 1925, três anos após sua primeira transmissão no Brasil, a Rádio Sociedade veiculava aulas de francês, português, história, geografia, química e outras, destaca a pesquisadora Maria Elvira Federico (1982). Outros projetos foram colocados em prática, nos anos seguintes, dentre eles o Projeto Minerva e o sistema de Rádio Escola, ainda em atividade.
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