PROJETO 'MINHA NOSSA MEMÓRIA' E A PERCEPÇÃO SOCIOCULTURAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

  • Humberto Fernandes
Palavras-chave: Sociedade. Cultura. Memória. Campos dos Goytacazes.

Resumo

Conhecer a percepção social de cidadãos e cidadãs é de alta importância para compreender demandas e gerar melhoras. Dentro da Teoria das Representações Sociais e da Subjetividade Coletiva, o esforço é sistematizar os discursos individuais, transformando-os em uma malha estrutural para entender a opinião pública, no que se refere tanto í s memórias, quanto í s opiniões sobre sociedade, cultura e política. Compreender o modo com que a sociedade civil se relaciona com esses conceitos nos ajuda a pontuar as capacidades críticas da sociedade, assim como inferir sobre sua agência no meio social. Conclui-se que há distinções importantes entre a população rural e a zona urbana; que há alta insatisfação diante de práticas do atual governo; com traços de desconfiança nas instituições e baixa capacidade crítica; com alta carga de memória afetiva com o local, onde memórias socialmente compartidas superam as experiências individuais.

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Publicado
2020-04-30