ANíLISE DOS COMENTíRIOS JORNALíSTICOS NO PROGRAMA FOFOCALIZANDO

  • Eduarda Martins Lontra
Palavras-chave: Jornalismo. SBT. Opinião. Liberdade de expressão.

Resumo

O objetivo deste artigo é observar e comparar se os comentários feitos no programa de entretenimento Fofocalizando, vespertino diário do SBT, estão de acordo com o gênero jornalístico opinativo comentário, com base na metodologia qualitativa descritiva, tendo como apoio teórico a categorização de gênero de José Marques de Melo. Segundo o autor, o jornalista responsável por proferir o gênero comentário não é o profissional encarregado de fazer julgamentos ou influenciar doutrinações ao receptor, mas sim de passar as informações de forma clara e didática, ajudando a sociedade a entender melhor a notícia. Nesse cenário, busca-se analisar os comentários proferidos pelos apresentadores Leo Dias, Gabriel Cartolano, Décio Piccinini e Leão Lobo entre agosto, setembro e outubro de 2018.

Referências

APOSTA DE SILVIO SANTOS, GABRIEL CARTOLANO CRESCE NO SBT E PARTICIPA DE REALITY COM HUGO GLOSS. Observatório da Televisão. Disponível em https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/tv-observatorio/2018/03/aposta-de-silvio-santos-gabriel-cartolano-cresce-no-sbt-e-participa-de-reality-com-hugo-gloss. Acesso em: 04 nov. 2018.

BARRACOS DE MARA MARAVILHA FAZIAM AUDIÊNCIA DO FOFOCALIZANDO DESPENCAR. Notícias da TV. Disponível em https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/barracos-de-mara-maravilha-faziam-audiencia-do-fofocalizando-despencar--21918. Acesso em: 06 out. 2018.

MELO, José Marques de. Gêneros Jornalísticos no Brasil. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2003.

MELO, José Marques de. Jornalismo Opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. São Paulo: Editora Mantiqueira, 2003.

VIDA PESSOAL, A HISTÓRIA NO SBT, E RELAÇÃO COM ANITTA: AS VERDADES DE LEO DIAS. Observatório da Televisão. Disponível em https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/entrevista/2018/02/vida-pessoal-a-historia-no-sbt-e-relacao-com-anitta-as-verdades-de-leo-dias. Acesso em: 04 nov. 2018.
Publicado
2020-04-30