LAVA JATO
INSTRUMENTO UTILIZADO PELA MÍDIA PARA DEFENDER OS INTERESSES DA ELITE
Palavras-chave:
Mídia. Empresas privadas. Corrupção. Manipulação da opinião pública.
Resumo
Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre as relações da mídia com as elites - econômica e política - tomando para estudo de caso a Operação Lava Jato, que veio a público em 2014 no Brasil. A metodologia usada será qualitativa com enfoque bibliográfico e documental, tendo como fundamentação teórica textos de Jessé de Souza, Noam Chomsky e Ignacio Ramonet. Será feita uma análise de materiais coletados em transmissões do Jornal Nacional e da revista Veja.
Referências
CHOMSKY, N.; HERMAN, E. S. A manipulação do público: política e poder econômico no uso da mídia. Birigui: Futura, 2003.
MORAES, D. de.; RAMONET, I.; SERRANO, P.T. Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica í democratização da informação. São Paulo: Boitempo, 2013.
SOUZA, J. A elite do atraso: da escravidão í Lava Jato. Rio de Janeiro: LeYa, 2017.
MORAES, D. de.; RAMONET, I.; SERRANO, P.T. Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica í democratização da informação. São Paulo: Boitempo, 2013.
SOUZA, J. A elite do atraso: da escravidão í Lava Jato. Rio de Janeiro: LeYa, 2017.
Publicado
2020-04-30
Seção
Dossiê