DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O DESENVOLVER DA LINGUAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA

  • Ana Lúcia Gomes de Resende
Palavras-chave: Infância. Aprendizagem. Linguagem. Estimulação

Resumo

O estudo é sobre o desenvolvimento da linguagem na primeira infância. Aborda o aspecto cognitivo; físico; motor e emocional, todos de suma importância para o surgimento da linguagem. Os objetivos foram compreender o desenvolvimento infantil como processo duradouro no qual vários ícones estão presentes. Além de identificar e compreender como a aquisição da linguagem pode ser estimulada, em cada fase do desenvolvimento da criança, tendo a participação de diversos componentes como a família, a escola, o ambiente externo e interno e a exposição da criança a sociedade como um todo. Aos cinco anos de idade, as crianças têm o domínio essencial do sistema de sons e da gramática de seu idioma e adquiriram um vocabulário de milhares de palavras. Este trabalho descreve os principais marcos do desenvolvimento da linguagem presentes nos primeiros anos de vida, em crianças monolíngues com desenvolvimento típico, e os mecanismos que têm sido propostos para explicar essas aquisições.

Referências

ARIES, P. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BARBEIRO, L. (2000). Com a linguagem: do lado dos sons. Leiria: Legenda. (pp. 116 a 124)

BRUNER, J. Acción. Pensamiento e lenguaje. Madrid. Alianza, 1989.

CARVALHO, A.M; PEREIRA, A.S. Qualidade em ambientes de um Programa de

CHOMSKY, Noam. Linguagem e mente. Brasília: Universidade de Brasília 1998

LEMOS, C.T.G. Interacionismo e aquisição de linguagem. D.E.L.T.A., 2 (2): 231-48, São Paulo;1986.
GOULART, B. N. G., & CHIARI, B. M. (2007). Prevalência de desordens de fala em escolares e fatores associados. Revista de Saúde Pública, 41(5), 726-731.

HAGE S. Avaliando a linguagem na ausência de oralidade. Editora da Universidade do Sagrado Coração;2004.

PIAGET, J. A Construção do Real. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação de jogo. São Paulo: Zahar, 1971.

SCIAR-CABRAL Leonor. Introdução a psicolinguística. ED. ítica, 1991.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. RIO DE JANEIRO: Martins Fontes, 1996.

WALLON, H. As Etapas da Socialização da Criança. Lisboa, 1953.
Publicado
2020-05-30