O ENSINO DA METODOLOGIA CIENT͍FICA E SUA TRANSVERSALIDADE NO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DO UNIFLU

  • Cecílio Peixoto Gomes Neto Uniflu
Palavras-chave: Metodologia Científica. Transversalidade.Trabalhos Científicos

Resumo

O presente trabalho visa abordar o ensino da metodologia científica para os discentes do 1º período do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Fluminense - UNIFLU e a transversalidade de seu conteúdo com as demais disciplinas do curso, em especial as de Trabalho de Conclusão de Curso I e II ministradas pelo autor no 7º e 8º períodos, respectivamente. O objetivo principal é relatar a relevância do estudo metodológico e demonstrar o seu resultado prático na produção acadêmica dos discentes ao longo do curso. A proposta é apresentar ao discente do 1º período os tipos de conhecimento, métodos e trabalhos científicos e ao final do período oportunizar a produção de um artigo. Ao longo do curso é ofertada aos discentes a produção de vários trabalhos científicos como: pappers, folders, banners, resumos críticos, projeto de pesquisa e artigo científico.

Referências

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

HAMZE, Amélia. O princípio da interdisciplinaridade e da transversalidade. Brasil Escola. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/o-principio-da-interdisciplinaridade-transversalidade.htm. Acesso em: 04/05/2020.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2003.
Publicado
2020-05-28