ENCEFALOPATIA CRÔNICA DA INFÂNCIA

BUSCANDO LINGUAGEM ATÉ VINTE QUATRO MESES

  • Gisele Aparecida da Silva Oliveira
Palavras-chave: Desenvolvimento. Linguagem. Encefalopatia Crônica da Infância.

Resumo

Encefalopatia Crônica da Infância é um termo utilizado para designar um conjunto de desordens motoras e sensoriais que podem acometer a criança em decorrência de uma lesão no cérebro ainda em desenvolvimento.  Afeta cerca de duas crianças a cada 1000 nascidos vivos em todo o mundo, sendo a causa mais comum de deficiência física grave na infância, fato que justifica a importância da pesquisa. Sendo assim o presente estudo teve como objetivo geral mostrar a importância da intervenção fonoaudiológica nos primeiros dois anos de vida das crianças com Encefalopatia Crônica da Infância e como objetivos específicos, dissertar como se dá a aquisição da linguagem, conceituar Encefalopatia Crônica da Infância, suas consequências, seu impacto na comunicação. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica. Concluiu-se que a atuação do fonoaudiólogo nos dois primeiros anos de vida da criança é de extrema importância devido í  grande plasticidade neural neste período da infância.

Referências

BEZERRA, Gitanna Brito; SOUZA, Luciene Barbosa de. A aquisição da linguagem por Chomsk e por Tomazello. Disponível em http://www.periodicos.ufpb.br/
index.php/dclv/article/viewFile/12060/9954. Acessado em: 13 set. 2018.

CPHAR,César, et.al. Atuação fonoaudiológica na Paralisia Cerebral. In: Sordi C, Nahsan FPS, Paranhos LR, organizadores. Coletâneas em saúde. São José dos Pinhais: Editora Plena; 2015. 2v. p. 47-64.

FERNANDES, Adriana Daruiz. Relações entre linguagem e desenvolvimento em situações de encefalopatia crônica não evolutiva da infância (paralisia cerebral 2013). Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acessado em: 05 ago. 2018.

FRANCO, Vitor. Dimensões transdisciplinares do trabalho de equipe em intervenção precoce. Disponível em www.revistas.ufpr.br/psicologia. Acessado em: 01 de mai. 2018.

HOFF, Erika. Desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida: mecanismos de aprendizagem e resultados do nascimento aos cinco anos de idade. Disponível em http://www.enciclopedia-crianca.com/desenvolvimento-da-linguagem-ealfabetizacao
/segundo-especialistas/desenvolvimento-da-linguagem-nos. Acessado em: 13 de ago. 2018.

MANCINI, Mariza Cotta. et.al. Gravidade da paralisia cerebral e desempenho funcional. Recebido em: 9/9/2003 - Aceito em: 2/7/2004. Disponível em: www.luzimarteixeira.com.br. Acessado em 01 mai. 2018.

MINISTÉRIO DA SAÚDE, Diretrizes Brasileira de Atenção í  Pessoa com Paralisia Cerebral. Secretaria de Atenção í  Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Disponível em www.pessoacomdeficiencia.gov.br. Acessado em: 05 set. 2018.

MONTEIRO, Carlos Bandeira de Mello. et al. Paralisia Cerebral: teoria e prática. São Paulo. Ed Plêiade, 2015.

MOUSINHO, Renata et. al. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. Publicado em Revista de psicopedagogia. vol.25 no.78 São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, Janieri de Sousa; ROCHA, Maria de Lourdes da; CONCEIÇÃO, Elane. Como as crianças adquirem e desenvolvem a linguagem. 2007, Trabalho desenvolvido sob a orientação do Professor Vicente Martins (Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Estado do Ceará, Brasil). Publicado no Psicologia.pt a: 2008-02-04 | Idioma: Português do Brasil.

PEREZ, Lívia Willemann, et. al. Influência do Conceito Neuroevolutivo Bobath no Tônus e Força Muscular e Atividades Funcionais Estáticas e Dinâmicas em Pacientes Diparéticos Espásticos Após Paralisia Cerebral. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/issue/view/387. Acessado em: 20 out. 2018.

PINHO, Glauce Karina de Oliveira. Paralisia Cerebral: alterações e atuação fonoaudiológicas. Disponível em www.clariah.com.br/systemfiles. Acessado em: 06 de jun. 2018.

PINTO, Maria Cristina. Fonoaudiologia na Paralisia Cerebral. Disponível em www.profala.com. Acessado em: 21 out. 2018.

ROTTA, NewraTellechea. Paralisia Cerebral, novas perspectivas terapêuticas. Disponível em www.scielo.b>. Acessado em: 14 de abr. 2018.

SOUZA, Luciene Barbosa; BESERRA, Gittana Brito. Aquisição de linguagem por Chomsky e Tomasello. Disponível em www.periodicos.ufpb.br. Acessado em: 02 de jun. 2018.

VAZ, Regiane Henrique; VILIBOR, Renata HydeeHasue. Correlação entre a função motora e cognitiva de pacientes com Paralisia Cerebral. Disponível em http://www.revistaneurociencias.com.br. Acessado em: 15 abr. 2018.

VIDIGAL, Maria Cecília. Neurociência: Desvendando o cérebro dos bebês. Disponível em www.radardaprimeirainfancia.org.br. Acessado em: 22 de abr. 2018.
Publicado
2020-05-30