SUCATA

UM OLHAR DIFERENCIAL PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

  • José Luiz Fernandes Barros
Palavras-chave: Sucata. Brincar. Aquisição de linguagem.

Resumo

Este artigo foi realizado pensando na importância do uso da sucata como importante instrumento no processo de desenvolvimento da aquisição da linguagem por crianças. Essa pesquisa se baseou no processo de como eram feitos e preparados os brinquedos, pois estes eram produzidos conforme a condição e a criatividade, hoje são fabricados pela política que as indústrias geram em grandes proporções. Antes se criava, hoje se compra pronto, ou seja, a brincadeira começava com a imaginação, criação e gerava um equipamento, aumentando o raciocínio lógico da criança. O objetivo geral do trabalho foi mostrar que a brincadeira favorece tal evolução neste percurso e, como objetivo específico, auxiliar na construção progressivamente da aquisição linguística de forma criativa e verificar o custo comparado aos brinquedos industrializados. Conclui-se que o fonoaudiólogo tem um papel fundamental neste desenvolvimento, pois com a criação de brincadeiras e jogos com sucatas, a aquisição de linguagem se dá de forma ainda mais favorável.

Referências

ALMEIDA, Adriana Rodrigues; DUARTE, Evanir Ferreira: A importância dos jogos na educação infantil. Cruz Alta - RS, 2004.

ARANTES, Eduardo, Reciclagem na saúde: os 4 “Rs” da saúde e qualidade de vida, 2017.Disponível em: .

AZEVEDO, Cínthia Coimbra de. Troca de turno na fala na Síndrome de Down. 2012. Disponível em http://cinthiacoimbra.blogspot.com/2012/07/troca-de-turno-na-fala-na-sindrome-de.html.

BALAU, Roseli Testa. Oficina de brinquedos de sucata. 2011. Disponível em http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2011/publicado/artigo0098.pdf.

BARBOSA, Marciana. Fazendo Brinquedos - Fone de lata. 2010. Disponível em http://www.reciclagemesucata.com/2010/09/fazendo-brinquedos-fone-de-lata.html.

BUENO, Elisangela. Jogos e brincadeiras na educação infantil: ensinando de forma lúdica. Londrina, 2010. Disponível em http://www.uel.br/ceca/pedagogia/
pages/arquivos/ELIZANGELA%20BUENO.pdf.

DIDONET, Vital. O direito de brincar. In: Congresso brasileiro de brinquedotecas, São Paulo, 1994.

DONADELLI, Renata Bertagnoli. Atividade para ritmo com latas. 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2byTza_vxaA.

FRANCO, Joanna Cordeiro Mello. Dicas de brincadeiras em grupo atividade inclusiva parte 6. 2012. Disponível em http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/2012/08/dicas-de-brincadeiras-em-grupo_17.html.

GUIA DO ESTUDANTE DE FONOAUDIOLOGIA. 2018. Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/fonoaudiologia/.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 2º ed, São Paulo: Cortez, 2002.

KLISYS, A.; FONSECA, E. Brincar e Ler para viver: um guia para estruturação de espaços educativos e incentivo ao lúdico e í  leitura. São Paulo: Instituto Hedging-Griffo, 2008.

KUHN, Lílian. Você sabe o que a Fonoaudiologia pode fazer pelo seu filho? 2016. Disponível em https://leiturinha.com.br/blog/voce-sabe-o-que-a-fonoaudiologia-pode-fazer-pelo-seu-filho/.

LENHARO, Mariana. Mesmo com política de resíduos, 41,6% do lixo tem destino inadequado. 2015. Disponível em http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/07/
mesmo-com-politica-de-residuos-416-do-lixo-tem-destino-inadequado.html.

LININHA. Tambor feito com lata de leite em pó e restos de balão. 2013.Disponível em https://blog.lojaslinna.com.br/tambor-feito-com-lata-de-leite-em-po-e-restosdebalao-pura-diversao-para-a-criancada#.W-OhSZNKjIV.

MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo: sucata e a criança. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

MILIONS, Fabiana Arão. Porque as crianças devem brincar com amiguinhos. 2016. Disponível em https://www.mamaecriaebrinca.com.br/por-que-a-crianca-deve-brincar-com-amiguinhos/.

PACHECO, F. P., Peters, M. L.L., Cord, D. & Brzezinski, P. R. A criança protagonista na construção de brinquedos com sucata e material reciclável no espaço do LABRINCA. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 6 (7), 2009. Disponível em http://www.journal.ufsc.br/index.php/extensio/article/viewArticle/10913.

PAULA, Ana. Enfrentando desafios na educação inclusiva. 2015. Disponível em http://desafiosnaedinclusiva.blogspot.com/2015/08/futebol-de-sopro.html.

PAULUS, Jean. A função simbólica e a linguagem. Trad. Glória Maria Fialho Pondé. São Paulo: EDUSP, 1975.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1990.

PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

SUÇUARANA, Monik da Silveira. Reduzir, Reutilizar e Reciclar. 2015. Disponível em https://www.infoescola.com/desenvolvimentosustentavel/reduzirreutilizarereciclar/.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca recurso eletrônico: sucata vira Brinquedo. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SENADO. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/cidadania/edicoes/577/brincar-e-um-direito-garantido-pela-onu-e-pela-constituicao-brasileira. Acessado em: 20 ago. 2018.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Disponível em https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/o-socio-interacionismo-de-lev-vygotsky/. Acesso em: 20 ago. 2018.
Publicado
2020-05-30