LINGUAGEM
OS TIPOS DE AVALIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE 0 A 4 ANOS
Resumo
O presente artigo trata do desenvolvimento da linguagem em várias situações de comunicações e dos seus tipos de avaliação. Considera que o desenvolvimento infantil envolve vários aspectos, como o crescimento físico, a maturação neurológica e a construção de habilidades relacionada ao aumento da capacidade do indivíduo em realizar funções cada vez mais complexas, e reconhece que o mesmo sofre influência de vários fatores, merecendo atenção especial de profissionais da saúde e da educação. Estes devem observar o comportamento nas esferas cognitiva, social e afetiva da criança. O objetivo é avaliar e aprofundar as discussões sobre os tipos de avaliação do desenvolvimento da linguagem, determinando os seus benefícios e observando os possíveis resultados para melhorar o desenvolvimento da linguagem infantil, utilizando-se de protocolos de avaliação.
Referências
KOUTRA K, Chatzi L, Roumeliotaki T, Vassilaki M, Giannakopoulou E, Batsos C, et al. Socio-demographic determinants of infantneurodevelopment at 18 months of age: Mother-Child Cohort (Rhea Study) in Crete, Greece. Infant Behav Dev.2012 ;35(1):48-59.
MENEZES, Maria Lúcia Novaes. ADL Avaliação do desenvolvimento da linguagem,2003.
PEREIRA, Luana Argenta. Desenvolvimento Normal da linguagem. v.2 de abril 2003.
SABATÉS, Ana Lionch. Manual técnico Denver II. Disponível em http://www.valordoconhecimento.com.br. Acesso em: 05 nov. 2018.
ZORZI, Jaime. Proc-protocolo de Observação Comportamental: avaliação da linguagem. Ed 1 2004