A IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO DA FALA NA REGULAGEM DO APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL/AASI

  • Luciano Ramos Lubanco
Palavras-chave: Aparelhos Auditivos. Mapeamento da Fala. Avaliação Auditiva.

Resumo

O aparelho auditivo é uma das opções empregadas no processo de reabilitação auditiva, quando não há possibilidade de tratamento médico ou cirúrgico, objetivando o auxílio da comunicação e a redução das limitações ocasionadas pela deficiência auditiva. O aparelho de amplificação sonora individual (AASI) é um dispositivo eletrônico, cujas funcionalidades se estabelecem na amplificação dos sons, propiciando ao indivíduo o uso de sua audição residual. Para o alcance dessas metas, torna-se fundamental que o ajustamento eletroacústico esteja conforme as necessidades do paciente. Existem diversos equipamentos eletroacústicos disponíveis no mercado para a realização do mapeamento da fala, mas até recentemente os sons disponibilizados para avaliação eram exclusivamente em Língua Inglesa. Com o desenvolvimento de um estímulo da fala em Português Brasileiro, que possibilitou a avaliação eletroacústica do aparelho auditivo, com um sinal de fala na Língua Portuguesa, os profissionais tiveram que se adaptar í  nova tecnologia, buscando conhecimento sobre o novo sistema, uma vez que os critérios de adaptação da prótese auditiva requerem um processo criterioso, para potencializar o desempenho do funcionamento, benefício e bem-estar do indivíduo.

Referências

ATEAL - Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem. [Relatório]. Relatório de Atividades, Jundiaí/SP, 60 p., 2017.

íVILA, VD de, et al. Relação entre o Benefício do Aparelho de Amplificação Sonora Individual e Desempenho Cognitivo em Usuário Idoso. [Artigo]. Universidade do Estado do Rio de Janeiro/RJ, Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 14, n. 3, p. 475-484, 2011.

BARROS, PFS de; QUEIROGA, BAM. As dificuldades encontradas no processo de adaptação de aparelho de amplificação sonora individual em indivíduos idosos. [Artigo]. Instituto Cefac, São Paulo/SP, Revista CEFAC, v. 8, n. 3, p. 375-385,jul-set/20016.

BELLOTTI, AC. Implante coclear: um estudo da escrita na escola. [Tese]. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências e Letras “Julio de Mesquita Filho”, Araraquara/SP, 123 fls, 2014.

CAMPARIM, MC. Avaliação da percepção da fala em um grupo de crianças usuárias de implante coclear. [Monografia]. Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Tuiuti do Paraná/PR, 27 fls, 2010.

CAMPOS, K de; OLIVEIRA, JRM de; BLASCA, WQ. Processo de adaptação de aparelho de amplificação sonora individual: elaboração de um DVD para auxiliar a orientação a indivíduos idosos. [Artigo]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v.15, n.1, p.19-25, 2010.

FERNANDES, PD. A inclusão dos alunos surdos e/ou deficientes audutuvos nas disciplinas do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe. [Dissertação]. Universidade Federal de Sergipe/SE, São Cristóvão, 234 fls, 2014.

GAROLLA, LP. Alcançando o sucesso na indicação de aparelhos auditivos com mapeamento de fala. [Material de Apoio]. IVA - Instituto de Verificação da Audição, 6 fls, 2017a.

GAROLLA, LP. Ganho de inserção e mapeamento da fala são a mesma coisa? [Vídeo]. Canal You Tube, 2017b. Disponível em: < https://youtu.be/Lboj8Cl1FS4 >. Acesso em set/2018.

GAROLLA, LP. Como surgiu o termo mapeamento da fala? [Artigo]. Mapeamento de Fala, jun/2018a. Disponível em: < https://www.mapeamentodefala.com.br/2018/ 06/27/quanto-tempo-duram-os-aparelhos-auditivos/>. Acesso em outubro de 2018.

GAROLLA, LP. Como surgiu o termo mapeamento da fala? [Artigo]. Mapeamento de Fala, out/2018b. Disponível em: . Acesso em outubro de 2018.

GAROLLA, LP; SCOLLIE, SD; IÓRIO, MCM. Development of the speech test signal in Brazilian Portuguese for real-ear measurement. [Article]. International Journal of Audiology, v. 1, n. 5, p. 1 - 6, may/2013.

IWAHASHI, JH, et al. Protocolo de Seleção e Adaptação de Prótese Auditiva para Indivíduos Adultos e Idosos. [Artigo]. Arq. Int. Otorrinolaringol./Intl.Arch. Otorhinolaryngol., São Paulo, v. 15, n.2, p. 214-222, Abr-Mai/Jun/2011.

LESSA, KM; FERREIRA, MIDC. Aplicabilidade das medidas de satisfação em usuários de aparelho de amplificação sonora individual: revisão sistemática. [Artigo]. Distúrbios Comum, São Paulo/SP, v. 26, n. 4, p. 809-814, dez/2014.

MAINIERI, C. M. Desenvolvimento e Aprendizagem de Alunos Surdos: Cognitivo, Afetivo e Social. Curitiba: Iesde Brasil, 2012.

ROSA, IMRCM. Avaliação do Efeito da Prótese Auditiva Usando a Análise Eletroencefalográfica. [Tese]. Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Lisboa/Portugal, 333 fls, 2015.

SILVA, DCO da; SCHARLACH, RC. Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo. Revista CEFAC, v. 17, n. 6, p. 1863-1873, nov-dez/20015.

TONELINI, CFM; GAROLLA, LP; LÓRIO, MCM. Avaliação da percepção de fala em usuários de próteses auditivas após ajuste fino via mapeamento de fala com estímulo em Português. [Artigo]. Audiology Communication Resarch, v. 21, n. 1647, p. 1-8, 2016.
Publicado
2020-05-28