O N͍VEL DE CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM SOBRE A DISFAGIA NO SETOR DE CL͍NICA MÉDICA DO HOSPITAL ESCOLA ÁLVARO ALVIM (CAMPOS/RJ)

  • Renata Dias Prado Lessa
Palavras-chave: Disfagia; Fonoaudiologia; Equipe de Enfermagem.

Resumo

Esse estudo avaliou o nível de conhecimento dos profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiros em relação aos seus conhecimentos sobre sintomas e sinais da alteração da deglutição. Mediante os estudos que relatam que o corpo de enfermagem e cuidadores de pacientes sem experiência podem levar o paciente í  broncoaspiração, a enfermagem tem um importante papel em identificar pacientes com disfagia por passar maior parte do tempo junto aos mesmos. Uma equipe treinada pode ajudar a diminuir e até mesmo impedir complicações e mortes associadas í  disfagia. A interação entre Fonoaudiologia e a Enfermagem busca minimizar e prevenir as complicações da deglutição. Ressalta-se que o número de fonoaudiólogos dentro dos hospitais ainda é pequeno e na maioria das vezes é a equipe de enfermagem que passa mais tempo com os pacientes hospitalizados.

Referências

ASSENCIO-FERREIRA, Vicente José. Conhecimentos essenciais para escrever bem artigo científico. São José dos Campos: Pulso, 2003.

FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda; MENDES, Beatriz Castro Andrade; NAVAS, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto (Org.). Tratado de fonoaudiologia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2014.

FILHO, Evaldo Dacheux de Macedo; GOMES, Guilherme F; FURKIM, Ana Maria. Manual de cuidados do paciente com disfagia. São Paulo: Lovise, 2000.

FURKIM, Ana Maria; SANTINI, Cecília Salviano (Org.). Disfagias orofaríngeas. vol. I. São Paulo: Pró-Fono, 1999.

FURKIM, Ana Maria; SANTINI, Cecília Salviano (Org.). Disfagias orofaríngeas. vol. II. São Paulo: Pró-Fono, 2008.

GUEDES, Luciana Ulhôa. et al. Conhecimento dos profissionais da enfermagem que assistem pacientes com alterações da deglutição em um Hospital Universitário de Belo Horizonte. Rev Soc Bras Fonoaudiol., São Paulo, v. 13, nº 3, p. 372-80. 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rsbf/v14n3/v14n3a14.pdf.

JOTZ, Geraldo Pereira; ANGELIS, Elisabete Carrara-de; Barros, Ana Paula Brandão (Org.). Tratado da deglutição e disfagia: no adulto e na criança. Rio de Janeiro: Revinter, 2009.

LEONOR, Verena Dias. et al. As contribuições da educação continuada em disfagia orofaríngea para a assistência de enfermagem pediátrica em um hospital de ensino. Revista Cefac, São Paulo, v. 17, nº 5, p. 1531-40, set./out. 2015. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v17n5/en_1982-0216-rcefac-17-05-01531.pdf. Acesso em: 23 jun. 2018.

SILVA, R.G. In: Castro, L. P.; Savassi-Rocha, P. R.; Melo, J. R.; Costa, M. M. B. (Eds). Tópicos em Gastroenterologia: Deglutição e Disfagia. MEDSI: Rio de Janeiro, 2000. p. 123-135.
Publicado
2020-05-28