TREINAMENTO DE CÃO-GUIA E POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR

  • Janaina do Nascimento Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Salto
  • Bruna Lammoglia instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave: Cão-Guia. Fenomenologia. Educação não escolar.

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar de qual maneira o Programa Cão-Guia do Instituto Magnus contribui para uma educação não escolar, relativa aos temas transversais, das famílias socializadoras. Para isso, optamos por efetuar uma pesquisa qualitativa com uma abordagem fenomenológica. Por se tratar de uma investigação com escasso conteúdo bibliográfico e uma necessidade de conhecimento pessoal para a construção do saber, foram realizadas entrevistas com os sujeitos de pesquisa envolvidos, de maneiras diferentes, no processo de formação de cães-guias. Após a realização das análises, trouxemos como resultado desta pesquisa a discussão das seguintes categorias abertas que lançam luz ao tema abordado: Transformações provocadas pela vivência com o cão-guia; Educação e trabalho com cão-guia; Natureza do trabalho com cão-guia; Sociedade e trabalho com cão-guia.

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Publicado
2020-12-28