POPULAR, COMUNITÁRIA OU CONTROLADA?

UMA EXPERIÊNCIA DE COMUNICAÇÃO COM GRUPOS POPULARES NA BACIA DE CAMPOS, RIO DE JANEIRO

  • Carlos Gustavo Sarmet Moreira Smiderle
Palavras-chave: Comunicação popular. Comunicação comunitária. Bacia de Campos. Licenciamento ambiental federal.

Resumo

Esse artigo objetiva analisar uma experiência de comunicação desenvolvida em dez municípios fluminenses considerados produtores de petróleo e gás e beneficiários de somas significativas de receitas petrolíferas (royalties  e participações especiais). A experiência se desenvolveu no âmbito de um projeto de educação ambiental vinculado ao licenciamento ambiental federal, a cargo do Ibama, de empreendimentos marítimos da Petrobras na Bacia de Campos, tendo como instituição executora a Uenf. O objetivo central do projeto foi pesquisar, produzir e disseminar — em conjunto com segmentos vulneráveis aos impactos socioambientais da cadeia produtiva do petróleo e gás — informações sobre as receitas petrolíferas municipais. A metodologia central do projeto é a vigília cidadã (GANTOS, 2016). A despeito de limitações mais ou menos explícitas ao exercício da autonomia por parte dos sujeitos envolvidos no projeto, foi possível perceber boa dose de protagonismo, sobretudo na definição das pautas.

Referências

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Publicado
2020-08-26