O ENSINO DE HISTÓRIA E AS DCN’S PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

  • Marcele Xavier Torres
Palavras-chave: Currículo. Ensino de História. Ensino de História e Cultura Afro-brasileira.

Resumo

Este artigo pretende sistematizar reflexões sobre o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica, publicado em 2004. O referido documento foi analisado como parte das políticas para implementação da Lei 10.639/2003, alterada pela Lei 11.645/2008, bem como portador de finalidades educativas para o Ensino de História no Brasil. Dialogando com a ideia de que o currículo escrito é importante testemunho das intenções formativas de seu tempo, assim como espaço de disputas pelas memórias que se deseja legitimar, a análise que se propõe busca problematizar em que medida as DCN’s abriram um novo horizonte de expectativas, tanto para os professores como também para as instituições escolares e demais envolvidos com o processo educacional. Entretanto, a conclusão sinaliza para um longo caminho a ser percorrido na busca pela construção de novas narrativas. Caminho que deve considerar investimentos na formação de professores, construção de políticas educacionais regionais, revisão e reescrita dos manuais didáticos, produção de materiais para professores e estudantes, entre outros.

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Publicado
2020-08-26