SOBRE MANIPULABILIDADE SOCIAL I

CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DE UM OBJETO SOCIOLÓGICO

  • Humberto Fernandes
Palavras-chave: Manipulabilidade social. Opinião pública. Sociologia do conhecimento. Sociologia da informação. Epistemologia popular.

Resumo

Este trabalho é a primeira etapa de uma tese doutoral em conceituar o objeto “Manipulabilidade Social”. A partir de uma revisão crítica da literatura, espera-se delinear tanto o objeto quanto os possíveis indicadores e variáveis capazes de instrumentalizar a análise deste objeto em torno da opinião pública. Este artigo transdisciplinar constrói o conceito a partir dos estudos em comunicação e mídia, sociologia política, psicologia social e epistemologia coletiva. Como hipótese é possível analisar a manipulabilidade social em função de uma relação de poder que envolva a administração da opinião pública, do sistema ideológico compartido em uma sociedade, da hegemonia e da economia simbólica. Em conclusão, há uma dualidade entre traços culturais e políticas públicas, de onde variáveis e indicadores emergem.

Referências

DE ZAVALA, A. Cognitive skills and motivation to adapt to social change among Polish politicians. In: WEINBERG, A. The Psychology of Politicians. Salford: Cambridge University Press, 2011. Cap. 5, p. 76-96. ISBN 9781139026482. DOI: 10.1017/CBO9781139026482.

DEMETRIOU, A. Intelligence in Cultural, Social and Educational Context. In: ______ Internation Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. 2. ed. [S.l.]: Elsevier, v. 12, 2015. p. 313-322. DOI: 10.1016/B978-0-08-097086-8.92147-0.

DOMINGUES, J. M. Public opinion and collective subjectivity: a conceptual approach. Distinktion: Journal of Social Theory, v. 19, n. 3, p. 249-267, 2018. DOI: 10.1080/1600910X.2018.1495091.

FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: PUC, 1978.

____________. The order of discourse. In: YOUNG, R. Untying the text: a post-structuralist reader. Boston: Routledge, 1981. p. 48-78.

HERBST, S. Critical Perspectives on Public Opinion. In: EDWARDS III, G. C.; JACOBS, L. R.; SHAPIRO, R. Y. The Oxford Handbook of American Public Opinion and the Media. [S.l.]: Oxford, 2011.

JEANGÈNE VILMER, J. B. et al. Information Manipulation: A Challenge for our Democracies. CAPS (Ministry for Europe and Foreign Affairs) and IRSEM (Ministry of the Armed Forces). Paris. 2018. (879-2-11-152607-5).

LACLAU, E. A razão populista. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

_________; MOUFFE, C. Hegemonía y estratégia socialista hacia una radicalización de la democracia. Madrid: Siglo XXI, 1987.

LANDER, E. Ciencias Sociales saberes coloniales y eurocéntricos. In: LANDER, E. E. La colonialidad del saber. Eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000. p. 11-40.

LIVINGSTONE, S.; LUNT, P. The mass media, democracy and the public sphere. In: ______ Talk on Television: Audience participation and public debate. London: Routledge, 1994. p. 9-35.

MOSCOVICI, S. Notes towards a description of Social Representations. European Journal of Social Psychology, v. 18, p. 211-250, 1988. ISSN 0046-2772.

_____________; MARKOVÁ, I. Presenting Social Representations: A Conversation. Culture & Psychology, London, Thousand Oaks, New Delhi, 4, n. 3, 1998. 371-410. DOI: 10.1177/1354067X9800400305.

PATTERSON, T. C. Too much common sense, not enough critical thinking! Dialectical Anthropology, California, v. 40, n. 3, p. 251-258, 2016. DOI: 10.1007/s10624-016-9434-5.

THONNEY, T.; MONTGOMERY, J. C. Defining Critical Thinking Across Disciplines: An Analysis of Community College Faculty Perspectives. College Teaching, US, v. 67, n. 3, p. 169-176, 2019. ISSN 8756-7555 Online ISSN: 1930-8299. DOI: 10.1080/87567555.2019.1579700.

VALENTINO, A.; FINO, C. La información como discurso. Recorridos teóricos y pistas analíticas. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Periodismo y Comunicación Social, 2015.

WILKENFELD, D. A. Understanding as representation manipulability. Synthese, Columbus, OH, v. 190, n. 6, p. 997-1016, 2013. DOI: 10.1007/s11229-011-0055-x 10.1111/j.1933-1592.2004.tb00382.x.

YAN KIN, C. A. Challenges of cultivating critical citizens in Hong Kong: voices from Liberal Studies pre-service teachers. Asian Education and Development Studies, v. 8, n. 1, p. 14-27, 2019. ISSN 2046-3162. DOI: 10.1108/AEDS-06-2017-0050 .
Publicado
2020-08-26