ENTREVISTA COM PROFESSOR RUBÉN JESUS SÁNCHEZ RODRÍGUEZ

  • Leila Corrêa Barreto Siqueira Centro Universitário Fluminense UNIFLU
Palavras-chave: Entrevista., Rubén Jesus Sánchez Rodríguez. Cientista do Nosso Estado.

Resumo

Nesta primeira edição de 2020, a Multidisciplinar ouviu o professor e pesquisador Rubén Jesus Sánchez Ro-dríguez, que compartilha com nossos leitores sua experiência em pesquisa e sua visão do lugar da ciência não apenas na sociedade como um todo, mas, de um modo muito particular, em uma região interiorana. Por sua própria história de vida, ele nos ensina que o co-nhecimento não tem fronteiras e que o empenho, as parcerias, o amor ao saber e o compromisso com a sociedade são os diferenciais para pessoas e instituições que desejam avançar e se tornar relevantes na comunidade acadêmica.

Rubén é doutor em Ciências Químicas e Polímeros pelo Centro Nacional de Investigaciones Cientificas de Havana, em Cuba, e pelo Centro de Pesquisas Químicas de Budapeste, na Hungria, com reconhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Polímeros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi Professor Visitante.

Em seu currículo extenso, consta a participação na implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em 1993, onde atualmente é professor titular e líder do Grupo de Pesquisa "Polímeros e Compósitos a partir de Recursos Renováveis". Também é membro da Rede de Pesquisa em Nanotecnologia no Estado do Rio de Janeiro (IMA-UERJ-UENF), Pesquisador do CNPq (PQ) desde 2003 e consultor do CNPq, da CAPES e da FAPERJ. Em sua trajetória, contabiliza orientações que resultaram em 54 dissertações e teses defendidas e mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas indexadas. Com toda essa produtividade, e graças à importância de seu trabalho, nosso entrevistado foi premiado como Cientista Nosso Estado pela FAPERJ.

Referências

Livre de referências.
Publicado
2020-08-27