LUGARES DE CULTURA EN BELÉM

LUGARES DE CULTURA EM BELÉM: AÇÃO, EXPERIÊNCIAS COLETIVAS E POLÍTICA CULTURAL

  • Elis de Araújo Miranda
Palavras-chave: Belém. Política cultural. Ação. Participação popular. Lugar.

Resumo

Este texto é apresentado como resultado de um percurso acadêmico e afetivo. Entre agosto de 2016 e agosto de 2017, visitamos os locais de cultura da cidade de Belém, no estado do Pará, Amazônia brasileira, a fim de identificar esses locais da cidade, as ações coletivas de ocupação dos espaços públicos a partir das obras de arte e cultura. Essas trajetórias acadêmicas e afetivas foram gradativamente se transformando em trajetórias políticas, pois toda ação artística é, ao mesmo tempo, um ato político e a síntese do pensamento crítico. A crítica esteve presente na escolha dos espaços a ocupar, nas ideias a debater e no público a atingir. Verificamos, ao longo da investigação, que os artistas envolvidos nessas ações possuem uma formação acadêmica consolidada em cursos de graduação e pós-graduação em Artes, Comunicação ou áreas afins; têm experiência na gestão pública, visto que muitos já trabalharam em secretarias de educação, cultura ou comunicação. Nesse sentido, consideramos que a gestão pública da cultura deve estar a cargo daqueles artistas que elaboram e implementam políticas públicas baseadas na participação popular a partir da ideia de cidadania cultural e da democratização do uso e ocupação do espaço público.

Referências

BARROSO, Adriano. Ato: paixão segundo o Gruta. Belém: edição do autor, 2017.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: a natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2001.

FIGUEIREDO, Silvio. J. L.; TAVARES, Auda Piani. Mestres da Cultura. 1. ed. Belém: Editora da UFPA, 2006.

MACGREGOR, José Antonio. Documento-base para a rede de coletivos culturais comunitários. IN: CALABRE, Lia (org). Políticas culturais: pesquisa e formação. São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2012.

MARTINS, Fernanda de O. Letras que flutuam: o Abridor de Letras e a Tipografia Vitoriana. Belém: Monografia de especialização, Instituto de Ciências da Arte, 2008.

OLIVEIRA, Lívia de. O sentido de lugar. In: MARANDOLA JR., Eduardo et al (org.). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012

PECHMAN, Robert. KUSTER, Eliana; O chamado da cidade: ensaios sobre a urbanidade. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.

PORTO, Luciana de Andrade Moreira e LIMA, Wladilene de Sousa. Política cultural cidadã: o circuito-resistência das casas-teatros em Belém do Pará. IN:
FIGUEIREDO, S. J. L.; SOUZA JUNIOR, J. M. R. E. ; MIRANDA, E. A. ; FARIAS, K. S. S.; FERREIRA JUNIOR, A. ; SILVA, A. C. S. ; OLIVEIRA, B. A. M. Amazônia, Cultura e Cena Política no Brasil. 1. ed. Belém: NAEA, 2016.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. Por uma cartografia da ação: pequeno ensaio de método. IN: Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro, jul./ago., 2001/2002.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. Teorias da Ação. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

RELPH, Edward. Place and Placelessness. London: Pion, 1976.

TRINDADE, Elna Maria Andersen. O Desenhador de Belém: Antônio José Landi e o Movimento das Imagens na Amazônia Colonial (1753-1791). Tese de Doutorado. Universidade Federal do Pará, 2016. Orientador: Aldrin Moura de Figueredo.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983. Tradução de Lívia de Oliveira.
Publicado
2020-08-27