MOTIVACIÓN ADOLESCENTE Y EDUCACIÓN SUPERIOR

MOTIVAÇÃO ADOLESCENTE E EDUCAÇÃO SUPERIOR: PREFERÊNCIAS DE ESCOLHA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

  • Mara García Rodríguez
  • Rossio Nathaly Gareca León
  • Bernardino Jesús Vásquez Fernández
Palavras-chave: Motivação do aluno. Orientação vocacional. Educação secundária. Tomada de decisão. Bolívia.

Resumo

Este artigo analisa os principais aspectos que influenciam a trajetória acadêmica de alunos do último ano do ensino médio na cidade de Tarija. Em primeiro lugar, é realizado um estudo de preferência das carreiras universitárias de 2.625 alunos do ensino médio. Essa pesquisa foi desenvolvida pela Universidade Privada Domingo Savio (Bolívia) em convênio internacional com a Universidade de Burgos (Espanha) e procurou saber as razões do ingresso do discente na Universidade, sua visão e alternativas para o futuro, considerando de forma especial os elementos de motivação, decisões em relação à matrícula e carreiras preferenciais dos jovens de Tarije. Em segundo lugar, este artigo faz uma comparação entre as decisões sobre o futuro universitário dos referidos adolescentes, o que serve de avaliação prévia à implementação de um Programa de Orientação Acadêmica Profissional realizado por uma equipe de orientação espanhola em centros de ensino da região do Chaco. Observa-se o grau de tomada de decisão e de responsabilidade adotado pelos alunos. Os resultados evidenciam o desconhecimento das opções laborais, consequência da orientação nula do sistema educacional, influenciando negativamente nas potencialidades e objetivos pessoais. Como conclusão, apontam-se propostas que podem ajudar a favorecer e melhorar o acesso e os processos de transição de concluintes do ensino médio à universidade.

Referências

ARECES, D.; RODRÍGUEZ-MUÑIZ, L.J.; SUÁREZ-ÁLVAREZ, J.; DE LA ROCA, Y.; CUELI, M. Fuentes de información que utilizan los estudiantes de bachillerato en la elección de carrera universitaria. Psicothema, 28(3), 253- 259, 2016.

BLANCO GONZÁLEZ, Alicia; MERCADO IDOETA, Carmelo; PRADO ROMÁN, Alberto. Perfil y motivación de la juventud emprendedora española Revista de Estudios de Juventud, n. 99, p. 23-34, 2012. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5065282, 20 ago. 2020.

CANALES, A.; DE LOS RÍOS, D. Factores explicativos de la deserción universitaria. Calidad en la Educación, (26), 173-201, 2007. Recuperado de: https://doi.org/10.31619/caledu.n26.239, 20 ago. 2020.

CORTADA, N. El Profesor y la Orientación Vocacional. México: Ed. Pegaso, 1977.

GARCÍA RODRÍGUEZ, M. Implementación del POAP en Educación Secundaria desde la Universidad Privada Domingo Savio (Bolivia). Educación Siglo XXI: propuestas y experiencias educativas. ASIRE Educación, p. 193-203, 2020.

GARCÍA RODRÍGUEZ, M.; VIÑOLA CASTRO, J.T. Valores éticos en la educación superior: Visión docente en psicopedagogía. Instituto Politécnico de Bragança. INCTE: Porto (Portugal), 2018.

LORENZO MOLEDO, María del Mar; ARGOS, Javier; HERNÁNDEZ GARCÍA, Jesús; VERA VILA, Julio. El acceso y la entrada del estudiante a la universidad: situación y propuestas de mejora facilitadoras del tránsito Educación XX1: Revista de la Facultad de Educación, v. 17, n. 1, p. 17-38, 2014. Recuperado de http://revistas.uned.es/index.php/educacionXX1/article/view/9951/11297, 20 ago. 2020.

MARTÍNEZ-MARTÍNEZ, A.; ZURITA-ORTEGA, F.; CASTRO-SANCHEZ, M.; CHACÓN-CUBEROS, R.; HINOJO-LUCENA, M. A.; ESPEJO-GARCÉS, T. La elección de estudio superiores universitarios en estudiantes de último curso de bachillerato y ciclos formativos. Revista Electrónica Educare, v. 20, n. 1, p. 1-18, 2016. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/1941/194143011014.pdf, 20 ago. 2020.

MCCLELLAND, D.C.; ATKINSON. Toward a Theory of Motivation Acquisition. New York: John Wiley & Sons Inc., 1996.

PÉREZ MORÁN, Juan Carlos; TALAVERA CHAVEZ, Raquel; RAMOS VARGAS, Alina Alejandra. Análisis del abandono, del proceso de elección y del cambio de carrera en estudiantes universitarios. Trabajo presentado en la Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior, México, DF, 2013. Recuperado de https://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/881/1978, 20 ago. 2020.

PERÓ, M.; SORIANO, P. P.; CAPILLA, R.; OLMOS, J. G.; HERVÁS, A. Questionnaire for the assessment of factors related to university degree choice in Spanish public system: A psychometric study. Computers in Human Behavior, v. 47, p. 128-138, 2015. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563214004439?via%3Dihub, 20 ago. 2020.

RODRÍGUEZ-MUÑIZ, Luis. J.; ACERES, Debora; SUÁREZ-ÁLVAREZ, Javier; CUELI, Marisol; MUÑIZ, José. ¿Qué motivos tienen los estudiantes de Bachillerato para elegir una carrera universitaria? Revista de Psicología y Educación / Journal of Psychology and Education, v. 14., n. 1, p. 1-15, 2015. Recuperado de http://www.revistadepsicologiayeducacion.es/pdf/167.pdf, 20 ago. 2020.

RUESGA, S.M.; MARTÍN NAVARRO, J.L.; PÉREZ ORTIZ, L.; DA SILVA BICHARA, J. El paro juvenile no es el principal desequilibrio del mercado laboral. Temas laborales, v. 114, p. 149-175, 2012.

VIÑUELA-JIMÉNEZ, Ana; RUBIERA-MOROLLÓN, Fernando; CUETO, Begoña. An Analysis of Urban Size and Territorial Location Effects on Employment Probabilities: The Spanish Case. The Annals of Regional Science, v. 52, n. 1, p. 87-102, 2013. Recuperado de https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1468-2257.2010.00536.x, 20 ago. 2020.

WOOLFOLK, Anita E. Psicología de la educación. 6ª. ed. México: Ediciones Programas Educativos, 1996.

Publicado
2020-08-27