REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

  • Lucas Carvalho de Sousa UNISEB - COC
Palavras-chave: Formação docente. Ensino Superior. Política Educacional.

Resumo

A docência tem se apresentado como um dos grandes desafios educacionais da atualidade. Com a globalização, o Ensino Superior necessita se reconfigurar, repensando, prioritariamente, a formação daqueles que serão os novos docentes nas Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, esse estudo tem como objetivo verificar a importância do papel do ensino superior na formação de professores para esse nível de ensino, no período de 1978 a 2013, através de uma revisão bibliográfica, com a seleção, leitura e análise de livros e artigos em revistas científicas referentes ao tema. Os estudos realizados apontam que o professor do ensino superior deve ter uma postura de liderança e autonomia, associando conhecimentos e conteúdos das áreas de Psicologia da Educação e Metodologia do Ensino. Esses atributos contribuirão, desta forma, para uma prática coerente com a finalidade e responsabilidade de formar professores para o ensino superior que sejam críticos e conscientes.

Referências

BARONEZA, J.E.; SILVA, S.O. Uma reflexão sobre a formação de professores para o ensino superior no Brasil. Acta Sci. Human Soc. Sci. Maringá. v. 29, n. 2, p. 163-168, 2007.

BENEDITO, V.; PAIVA, V.S.F.; FERRER, V. La formación universitária a debate. Barcelona: Universitat de Barcelona, 1995.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de

dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Novos caminhos para educação superior. 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/novoscaminhoseducacaosuperior.pdf . Acesso em: 28 dez. 2020.

COMENIUS. Didática Magna. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CUNHA, M.I. Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional a ser realizado. São Leopoldo: Unisinos, 2006. Projeto de pesquisa. PPGEdu.

FERNANDES, M.N.O. Líder-educador: novas formas de gerenciamento. Petrópolis: Vozes, 2002.

GARCÍA, M. Formação de professores: para uma mudança educativa.

Portugal: Porto Ed., 1999.

JANUÁRIO, P.C. Formação de professores: o docente do ensino superior é um profissional da educação. Só Letras, v. 7, n.13, 46-58, jan./jun. 2007.

LIMA, E.S. A função antropológica de ensinar. Revista Nova Escola. São Paulo. 2000.

LUCARELLI, E. Paradojas de um rol: el asesor pedagógico em la universidad. In: LUCARELLI, E. El asesor pedagógico en la universidad: de la teoria pedagógica a la práctica en la formación. Buenos Aires: Paidós, 2004.

LUCKESI, C.C. O papel da didática na formação do educador. In: CANDAU, V. A Didática em Questão. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Formação docente, v. 1, n.1, 2009. Disponível em https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8 . Acesso em: 28 dez. 2020.

MOROSINI, M.C. Docência Universitária e os desafios da realidade nacional. In: MOROSINI, M.C. Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. Brasília: Plano, 2001.

OLIVEIRA, H. Percursos de identidade do professor de Matemática em início de carreira: O contributo da formação inicial. Revista Quadrante, v. 13, n. 1, p. 115-145, 2004.

PACHANE, G.G. Formação Pedagógica do Professor Universitário. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 7. 2003, Águas de Lindóia. Anais... Unesp, 2003.

PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no Ensino Superior. 2. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2005.

SEVERINO, A.J. Pressupostos filosóficos da formação e da prática do educador. Cadernos de Educação Pelotas, v. 15, n. 27, p.37-54, jul./dez. 2006.

SOARES, S.R.; CUNHA, M.I. Formação do professor: a docência universitária em busca da legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010, 134p.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, A. A pedagogia de Dewey. In: DEWEY, J. (Ed.). Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978. p. 14-41.

Publicado
2020-12-28