CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO USO DO CELULAR ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO

  • Ana Beatriz Alves Crespo
  • José Faquer Neto
  • Kelly do Rosário Silva
  • Márcia Helena de Sá Gomes
Palavras-chave: tecnologia; celular; ensino e aprendizagem

Resumo

O presente trabalho faz uma reflexão sobre o uso da tecnologia, especificamente o celular, como uma ferramenta que pode ser vilã no uso escolar se não for assistido adequadamente, ou um aliado importante que ajuda a desenvolver habilidades e enriquecer o repertório cultural dos estudantes nesta segunda década de 2000. Estende-se no presente estudo, um olhar sobre as dificuldades enfrentadas pelos docentes no tocante ao uso especialmente do celular e tecnologias de uma forma geral também. Um relato sobre o momento em que a grande pandemia em 2020 forçou um aceleramento de um processo que já existia fecha esta escrita, demonstrando que na verdade essa inserção tecnológica já estava em curso e logo, que é possível o uso eficaz desta ferramenta para o processo ensino e aprendizagem.

Referências

ARNALDO, C. A. “Meios de Comunicação: A Favor ou Contra a Educação?” In: CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecília von. (orgs.). A Criança e a mídia: imagem, educação, participação. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002. p. 439-449.

BACICH, Lilian. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. 56. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. V.1.

DANIEL, John. Educação e tecnologia num mundo globalizado. Brasília: Unesco, 2003.

ESCOLA e internet: o mundo da aprendizagem dos jovens. Conferência de Manual Castells no canal Fronteiras do Pensamento. 2013. 1 vídeo (4 min, 09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KotJxa5B3iQ&t=227s . Acesso em: 10 de maio de 2020.

FRANCO, A. A; COSTA, A. C; MOTA, C. V. A; GADELHA, R. L. L; GRAÇA, R. J. S. M-learning: Celulares utilizados como ferramenta didática numa escola pública de Ensino Médio. In: Workshop de Informática (WIE), 22., Rio de Janeiro, 2016. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6864 . Acesso em 21 maio 2020.

LÉVY, Pierre. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.


NISKIER, Arnaldo. 10 anos de LDB: uma visão crítica. Rio de Janeiro: Edições Consultor, 2007.

PALFREY, John. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. 1. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2011.

PISCITELLI, Alejandro. Nativos digitales. Dieta cognitiva, inteligencia colectiva y arquicturas de la participación. Buenos Aires: Editorial Santillana, 2008.

SOUZA, RP. Teorias e práticas em tecnologias educacionais. Campina Grande: EDUEPB, 2016.
Publicado
2021-07-28