OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

a necessidade da troca de experiências acadêmicas extramuros

  • Manuela Hentzy de Azeredo Siqueira
Palavras-chave: ensino remoto; pandemia; práticas pedagógicas, recursos digitais; cooperação

Resumo

Neste artigo, propõe-se a analisar as diferenças de abordagens pedagógicas e a necessidade de adaptação das atividades presenciais para as atividades remotas no âmbito do Centro Universitário Fluminense – Uniflu. Diante das dificuldades e desafios impostos pela nova realidade, com a chegada abrupta do vírus Covid-19, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, que em muito se diferem das práticas de uma educação digital antes adotada por docentes que usavam os recursos digital e remoto como parte do processo de aprendizagem. Além disso, pretende analisar a necessidade de cooperação entre instituições e sociedade civil para atrair e envolver os alunos nos novos modelos impostos. 

Referências

ARETIO, Lorenzo Garcia. A nova lei do ensino e do professor. 1996. Disponível em: http://www.cciencia.ufrj.br/educnet/EDUEAD.HTM Acesso em: 27 jul. 2021.

BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 09 jun. 2021

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é Covid-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca . Acesso em 10 jun. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

_______. Conscientização. Teoria e Prática da Libertação: uma introdução ao Pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Morais, 1980.

LITWIN, Edith. Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ROCA, Octavi. A autoformação e a formação a distância: as tecnologias da educação nos processos de aprendizagem. In SANCHO, Juana M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SANTOS, Edméa. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? Revista Docência e Cibercultura, Sessão Notícias. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119 . Acesso em 10 jun. 2021.
Publicado
2021-07-28