A MEDIAÇÃO DAS TIC’S NO ENSINO E APRENDIZAGEM E UM NOVO TEMPO PARA ESCOLA
Entrevista com a Profª Drª Milena Ferreira Hygino Nunes
Resumo
A pandemia de Covid-19 impôs uma série de adaptações às escolas, aos cursos livres e à universidade em todo o mundo. De repente, gestores, professores, técnicos e estudantes de todos os níveis da educação viram-se dependentes das novas tecnologias da informação e da comunicação, que já atravessavam o ensino-aprendizagem, mas não de modo compulsório. Diversos especialistas consideram que os processos educativos nunca mais serão os mesmos e discutem também a sobrecarga de trabalho dos profissionais em atividade remota, o letramento digital de estudantes de todas as idades, o superestímulo e o déficit de atenção dos discentes devido ao excesso de exposição à tela e a questão da falta de acesso digital que exclui milhões de pessoas.
Nesta entrevista, esses e outros pontos serão discutidos pela Profª Milena Ferreira Hygino Nunes, que é pós-doutora (2021), doutora (2019) e mestra (2014) em Cognição e Linguagem, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e especialista (2014) em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Como graduação, ela realizou estudos em três áreas, que faz convergir em suas atuais atividades acadêmicas: fez licenciatura em Letras (Português/Literatura) (2015), pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo); graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (2010), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e curso superior de complementação de estudos em Antropologia da Arte e Cultura (2010), também pela PUC-Rio.
Profª Milena Hygino, atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET), no Instituto Federal Fluminense, mas também atua em outros níveis de ensino: é professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual, do Ensino Fundamental II à Nova Educação de Jovens e Adultos, na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; é professora de Língua Portuguesa e Produção Textual do Ensino Fundamental II, na Secretaria Municipal de Educação de Quissamã; e é tutora à distância da disciplina Literatura na Formação do Leitor, no curso de Pedagogia da UENF (consórcio Cederj). Tudo isso, além de compor o banco de avaliadores-BASis/INEP/MEC.
Suas principais áreas de interesse são Análise do Discurso; Teoria e Ética do Jornalismo; Tecnologias de Informação e Comunicação e Estudos de Língua e Literatura