GRAMÁTICA BEM ANCORADA NAS AULAS DE PORTUGUÊS
O PAPEL DOS SUBSUNÇORES NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA DA MORFOSSINTAXE DOS SUBSTANTIVOS
Resumo
Este ensaio busca estabelecer conexões entre a Teoria da Aprendizagem Significativa, os mapas conceituais e o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordam-se a teoria da aprendizagem aqui em análise e as contribuições da ferramenta mapa conceitual para a educação. Em seguida, destacam-se as contribuições da Linguística Textual, Análise do Discurso e Gramática Contextualizada para o ensino de língua materna. Por fim, aponta-se, por meio de um mapa conceitual, a importância de subsunçores sólidos no ensino da morfossintaxe do substantivo. Conclui-se que tal teoria pode contribuir para uma aprendizagem significativa e contextualizada de língua materna, de modo a potencializar conteúdos relacionados à gramática e à produção do gênero textual manchete.
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia : geral e
Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São
Paulo: Publifolha, 2013.
BENTES, Anna Christina. Linguística Textual. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v. 1. 8. ed. - São Paulo: Cortez, 2008.
BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação. 4. ed. São Paulo: Atual Editora, 2013.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.
FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística Textual: introdução. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FRAZZON, Lúcia Morosini. Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Revista Pedagógica, Unoese-Chapecó, n. 3, p. 7-32, 1999.
MOREIRA, Marco Antônio. Subsídios Teóricos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências: Comportamentalismo Construtivismo e Humanismo. 1. ed. Porto Alegre: 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios5.pdf. Acesso em: 24 mai. 2020.
_____________________. Mapas conceituais e aprendizagem significativa (concept maps and meaningful learning). p. 1-14, 2012. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em: 24 mai. 2020.
MUSSALIM, Fernanda. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SAUTCHUK, Inez. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo)sintática. 2. ed. São Paulo: Manole, 2010.