GRAMÁTICA BEM ANCORADA NAS AULAS DE PORTUGUÊS

O PAPEL DOS SUBSUNÇORES NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA DA MORFOSSINTAXE DOS SUBSTANTIVOS

  • Maycon Dias Prado
  • Ana Paula Fernandes Klem
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Mapas conceituais. Língua Portuguesa. Gênero Textual Manchete. Substantivos.

Resumo

Este ensaio busca estabelecer conexões entre a Teoria da Aprendizagem Significativa, os mapas conceituais e o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordam-se a teoria da aprendizagem aqui em análise e as contribuições da ferramenta mapa conceitual para a educação. Em seguida, destacam-se as contribuições da Linguística Textual, Análise do Discurso e Gramática Contextualizada para o ensino de língua materna. Por fim, aponta-se, por meio de um mapa conceitual, a importância de subsunçores sólidos no ensino da morfossintaxe do substantivo. Conclui-se que tal teoria pode contribuir para uma aprendizagem significativa e contextualizada de língua materna, de modo a potencializar conteúdos relacionados à gramática e à produção do gênero textual manchete.

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Publicado
2021-12-29