Educação Ambiental no Brasil

temas e atividades trabalhados por professores do ensino fundamental I, em Maringá

  • Rosely yavorski Universidad Internacional IberoAmericana e Universidad de Flores
Palavras-chave: Educação ambiental, Temas ambientais, Ensino fundamental

Resumo

Na Educação Ambiental (EA) o professor se torna o principal ator e responsável pelas práticas pedagógicas. A EA surgiu como ferramenta para propiciar conhecimento e promover ações que venham transformar a sociedade. A pesquisa de caráter qualitativo estudou quatro escolas de Ensino Fundamental da cidade de Maringá-PR. Teve como objetivo avaliar temas e atividades relacionados a EA desenvolvidos no ensino fundamental. A coleta de dados foi por meio de questionário para 30 professores. Os dados organizados em categorias e similaridades formando o perfil de cada escola. Como resultado significativo observa-se que a escola A desponta no desenvolvimento de temas e atividades ambientais seguidas pelas escolas B, D, e C com menor grau de desempenho.

Referências

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto, 3ª edição. São Paulo. SAGE, 296p. 2010.
DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. Em aberto, Brasília, v. 10, n. 49, jan/mar. 1991.estudadas.
FERREIRA, C.E.A. O Meio Ambiente na Prática de Escolas Públicas da Rede Estadual de São Paulo: intervenções e possibilidades. 2011. 179f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo.
GODOY, A.S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63. São Paulo. 1995.
MARCATTO, C. Educação Ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte. FEAM. 64p. 2002.
NEVES, J.L. Pesquisa Qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas de Administração, v. 1, n. 3, 2º sem./1996, São Paulo.
PEREIRA, E.L.S. Os conteúdos ambientais no ensino dos 6º ao 9º anos em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Araraquara-SP, 2013, 101f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente). Centro Universitário de Araraquara, Araraquara-SP.
SILVA, N.F. Educação Ambiental desenvolvida pela Polícia Ambiental de Bauru – São Paulo: elementos de avaliação. 171f. Dissertação (Mestrado)- Centro Universitário de Araraquara, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Araraquara-SP. 2004.
SOUZA, R.F. Um pouco de História, finalidades, objetivos e princípios da Educação Ambiental. Nima, Puc-Rio. 2003. Disponível em: HTTP://www.nima.puc-rio.br/sobre_nima/projetos/caxias/material_de_apoio/Planos%20de%20aula/Apostila%20do%20Prof.%20Roosevelt.pdf. Acesso maio 2010.
TEIXEIRA PINTO, C. Questões Ambientais e Interdisciplinaridade nas Disciplinas de Apoio Curricular –DAC: estudo de caso na Escola Estadual Dr. José Emygio de Faria no Município de Jaci-SP. 114f. Dissertação (Mestrado)- Centro Universitário de Araraquara, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Araraquara-SP. 2012.
YAVORSKI, R. Análise de temas ambientais desenvolvidos por professores de ensino fundamental de 1º ao 5º ano de Maringá-PR. 134f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário de Araraquara, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Araraquara-SP. 2014.
YAVORSKI, Rosely. RIBEIRO, Maria Lúcia. SOSSAE, Flávia Cristina. Análise de temas ambientais desenvolvidos por professores do 1º ao 5º do Ensino Fundamental em Maringá-PR. Revista Brasileira Multidisciplinar. 24(2): 49-66. DOI: https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i2.1290
Publicado
2023-12-31