A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA E DISPOSITIVOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Palavras-chave:
Educação; Tecnologia; Dispositivos Digitais;
Resumo
A tecnologia desempenha um papel cada vez mais relevante na sociedade moderna, incluindo o ambiente educacional. A utilização de dispositivos digitais e softwares aprimora o processo de aprendizagem, preparando os alunos para enfrentar um futuro tecnológico e oferecendo novas oportunidades para aprimorar a educação de forma abrangente. Este ensaio apresenta uma revisão bibliográfica com base em livros, artigos, monografias, dissertações e documentos governamentais relacionados à educação brasileira. O objetivo é discutir o papel da tecnologia na melhoria da educação, enfatizando sua importância e examinando sua aplicabilidade no Ensino a Distância e Jogos Digitais para atividades educacionais.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Revista Educação e Pesquisa, v.29, n.2, p. 327-340. 2003.
BRASIL, Ministério da Educação. Os dispositivos eletrônicos na sociedade do conhecimento. 1999.
GLADCHEFF, Ana Paula; OLIVEIRA, Vera Bastos de; SILVA, Dilma Menezes da. O Software Educacional e a Psicopedagogia no Ensino de Matemática Direcionado ao Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.8. Pg 63-70. 2001.
PCN, Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de 1a à 4a série. 1997.
VALENTE, José Armando. Informática na Educação no Brasil: Análise e Contextualização Histórica. 1999.
NETO, José Francisco Barbosa; FONSECA, Fernando de Souza da. Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. Revista Novas Tecnologias da Educação, v. 11, nº 1, julho. 2013.
PATRIARCHA-GRACIOLLI, Suelen Regina. Jogo “Guardião do Meio Ambiente”: uma proposta pedagógica para o Ensino de Ciências e Educação Ambiental. 2009.
BRASIL, Ministério da Educação. Os dispositivos eletrônicos na sociedade do conhecimento. 1999.
GLADCHEFF, Ana Paula; OLIVEIRA, Vera Bastos de; SILVA, Dilma Menezes da. O Software Educacional e a Psicopedagogia no Ensino de Matemática Direcionado ao Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.8. Pg 63-70. 2001.
PCN, Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de 1a à 4a série. 1997.
VALENTE, José Armando. Informática na Educação no Brasil: Análise e Contextualização Histórica. 1999.
NETO, José Francisco Barbosa; FONSECA, Fernando de Souza da. Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. Revista Novas Tecnologias da Educação, v. 11, nº 1, julho. 2013.
PATRIARCHA-GRACIOLLI, Suelen Regina. Jogo “Guardião do Meio Ambiente”: uma proposta pedagógica para o Ensino de Ciências e Educação Ambiental. 2009.
Publicado
2023-08-01