A ESTRUTURA DE MERCADO DE JORNAIS DIíRIOS E SITES DE NOTÍCIAS REGIONAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Em nossos estudos sobre o jornalismo local e regional praticado por jornais diários e sites de notícias do interior fluminense, assumimos esses empreendimentos como firmas dotadas de especificidades moldadas pelas características das localidades em que estão inseridas e utilizamos a geografia urbana e a economia industrial como referenciais teóricos e metodológicos para investigar sua estrutura, conduta e desempenho em sua área de atuação. Neste artigo, especificamente, apresentamos nossas observações sobre a estrutura das firmas e do mercado dessas mídias no território em questão. Alguns dos nossos principais achados é a maior consolidação das firmas de jornais diários impressos, a despeito de seu modo tradicional de operar, e a baixa sinergia dos sites de notícias e sua fonte restrita de receitas, apesar das apregoadas potencialidades da internet.
Palavras-chave: Mídia regional. Estado do Rio de Janeiro. Jornais diários. Sites de notícias. Estrutura de mercado.
Referências
CHRISTALLER, Walter. Central places in southern Germany. Englewood Cliffs, NJ: Prentic-Hall, [1966]. 230 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. A rede urbana. São Paulo: Editora ítica, 1989. 96 p.
DEOLINDO, Jacqueline da Silva. O modelo estrutura-conduta-desempenho
na pesquisa do jornalismo regional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 13., 2015, Campo Grande, MS. Anais... Brasília: SPBJor, 2015. 15 p.
DEOLINDO, Jacqueline da Silva. Regiões jornalísticas do interior fluminense: as áreas de mercado dos jornais diários e sites de notícias locais e regionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., São Paulo, 2016. Anais... São Paulo: Intercom, 2016.
DEOLINDO, Jacqueline Deolindo. Regiões jornalísticas: uma abordagem locacional e econômica da mídia do interior fluminense. 2016. 341 f. Tese (Doutorado em Comunicação)-Faculdade de Comunicação Social, Centro de Educação e Humanidades, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:
FU, Wayne. Applying the structure-conduct-performance framework in the media industry analysis. The International Journal on Media Management, New York, v. 5, n. 4, p. 275-284, 2003.
GOMERY, Douglas. Media economics: Terms of analysis. Critical Studies in Mass Communica-tion, v. 6, n. 1, p. 43-60, 1989.
MIERZJEWSKA, Bozena I.; HOLLIFIELD, C. Ann. Theoretical approaches in media management research. In: ALBARRAN, Alan B.; CHAN-OLMSTED, Sylvia M.; WIRTH, Michael O (Ed.). Handbook of media management and economics. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006. cap. 3, p. 37-66.
MOREIRA, Sonia Virgínia; DEOLINDO, Jacqueline da Silva. Cidades mundiais, redes e indústria de mídia. In: SILVA, Paulo Celso da; GARCIA, Wilton; LARUCCIA, Mauro Maia (Org.). Midicidade. Sorocaba: MidCid, 2015, p. 10-30. Disponível em:
PICARD, Robert G. Media economics: concepts and issues. Newbury Park, CA: Sage, 1989. 136 p.
SANDRONI, Paulo (Org.). Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 1999. p. 189-190.
SANTOS, Milton. Classificação funcional dos jornais brasileiros: as regiões jornalísticas (1955). Noticiários da Rede Alcar. ano 7, n. 83, 1 nov., 2007.