CARREIRA DOCENTE
SABERES, COTIDIANO E DESAFIOS
Resumo
Este artigo enfoca a carreira docente e as circunstâncias que influenciam e direcionam o seu desenvolvimento. Nesse sentido, objetiva-se analisar criticamente os impactos das transformações tecnológicas, produtivas e sociais na vida profissional dos professores, tendo em vista que o ato de educar enfrenta atualmente novos desafios. Um dos debates centrais apresentados é sobre o destino da escola: fim ou ressignificação. Há um descompasso entre o universo escolar que necessita de modernização ou inovação e o universo social que apresenta um quadro de profundas mudanças tecnológicas ou comunicacionais. Metodologicamente, este estudo é resultado de uma revisão de literatura que enfatiza as perspectivas teóricas atuais e críticas.
Referências
ACOSTA, Jim. O inimigo do povo: uma época perigosa para dizer a verdade. Rio de Janeiro: Harper Collins: 2019.
ARAÚJO, Valdei; KLEM, Bruna Stutz; PEREIRA, Mateus. O tempo presente e os desafios de uma historiografia (IN) atual. In: ARAÚJO. Valdei; KLEM. Bruna Stutz;
BARANAUSKAS, M. Cecília C.; MAZZONE, Jaures; VALENTE, José Armando (Orgs.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez: 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 1999.
__________________Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 2001.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 19ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra: 2018.
CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. São Paulo: Cortez: 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66ª ed. Rio de janeiro / São Paulo: Paz e Terra: 2020.
FREIRE. Paulo; SHOR.Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 14ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra: 2021.
FRIGOTTO. Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 6ª ed. São Paulo: Cortez: 2010.
GHIRALDELLI, Paulo. A Filosofia explica Bolsonaro. São Paulo: LeYa: 2019.
GIDDENS. Anthony. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de Janeiro: Record: 2001.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere 9ªed. v.3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2019.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org). Vidas de professores. 2ª ed. Porto – Portugal: Porto Editora: s/a.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes Editora: 2018.
IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. v.14. 9ªed. São Paulo: Cortez Editora: 2011.
LIBÂNEO. José Carlos Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13ª ed, v.2. São Paulo: Cortez: 2011.
__________________. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5ª ed. Ed. Alternativa: 2004.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora: 2011.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21ªed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil: 2014.
NOGUEIRA. Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 6ª ed. Editora Érica LTDA: 2005.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias das suas vidas. In: NÓVOA, António (Org). Vidas de professores. 2ª ed. Porto – Portugal: Porto Editora: s/a.
PEREIRA. Mateus (orgs). Do Fake ao Fato:(des) atualizando Bolsonaro.Vitória: Milfontes: 2020. Disponível em: https://editoramilfontes.com.br/acervo/DoFakeaoFato. Acesso em: 20 abril 2020.
PARO. Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17ª ed. Ed. Cortez: 2012.
ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. 6ª.ed. São Paulo: Edusp: 2014.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 27ª ed. Rio de Janeiro: Record: 2017.
SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa: 2016.
TARDIF. Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis. Ed. Vozes: 2014.
TIBURI, Márcia. Filosofia prática: ética, vida cotidiana e vida virtual. Rio de Janeiro: Record: 2016.
TOMAZINE, Eduardo. A produção da cidade capitalista, problemas urbanos e ondas conservadoras: In: DEMIER, Felipe; HOEVELER, Rejane (Orgs). A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad: 2016.
ARAÚJO, Valdei; KLEM, Bruna Stutz; PEREIRA, Mateus. O tempo presente e os desafios de uma historiografia (IN) atual. In: ARAÚJO. Valdei; KLEM. Bruna Stutz;
BARANAUSKAS, M. Cecília C.; MAZZONE, Jaures; VALENTE, José Armando (Orgs.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez: 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 1999.
__________________Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 2001.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 19ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra: 2018.
CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. São Paulo: Cortez: 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66ª ed. Rio de janeiro / São Paulo: Paz e Terra: 2020.
FREIRE. Paulo; SHOR.Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 14ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra: 2021.
FRIGOTTO. Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 6ª ed. São Paulo: Cortez: 2010.
GHIRALDELLI, Paulo. A Filosofia explica Bolsonaro. São Paulo: LeYa: 2019.
GIDDENS. Anthony. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de Janeiro: Record: 2001.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere 9ªed. v.3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2019.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org). Vidas de professores. 2ª ed. Porto – Portugal: Porto Editora: s/a.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes Editora: 2018.
IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. v.14. 9ªed. São Paulo: Cortez Editora: 2011.
LIBÂNEO. José Carlos Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13ª ed, v.2. São Paulo: Cortez: 2011.
__________________. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5ª ed. Ed. Alternativa: 2004.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora: 2011.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21ªed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil: 2014.
NOGUEIRA. Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 6ª ed. Editora Érica LTDA: 2005.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias das suas vidas. In: NÓVOA, António (Org). Vidas de professores. 2ª ed. Porto – Portugal: Porto Editora: s/a.
PEREIRA. Mateus (orgs). Do Fake ao Fato:(des) atualizando Bolsonaro.Vitória: Milfontes: 2020. Disponível em: https://editoramilfontes.com.br/acervo/DoFakeaoFato. Acesso em: 20 abril 2020.
PARO. Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17ª ed. Ed. Cortez: 2012.
ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. 6ª.ed. São Paulo: Edusp: 2014.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 27ª ed. Rio de Janeiro: Record: 2017.
SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa: 2016.
TARDIF. Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis. Ed. Vozes: 2014.
TIBURI, Márcia. Filosofia prática: ética, vida cotidiana e vida virtual. Rio de Janeiro: Record: 2016.
TOMAZINE, Eduardo. A produção da cidade capitalista, problemas urbanos e ondas conservadoras: In: DEMIER, Felipe; HOEVELER, Rejane (Orgs). A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad: 2016.
Publicado
2023-12-31
Seção
Artigos