CONSTITUIÇÃO ROMANA E HISTORIOGRAFIA EM POLÍBIO

Resumo

Este artigo aborda a construção teórico-metodológica idealizada por Políbio, o historiador grego, em sua obra “Histórias” (Historiae), originalmente composta por 40 volumes, dos quais apenas alguns exemplares chegaram à atualidade. A intenção é avaliar as contribuições desse autor ao propor uma historiografia de viés pragmático e científico, com foco em sua análise da constituição romana. O objetivo é compreender a construção argumentativa do autor para explicar o sucesso de Roma durante sua expansão territorial, que culminou na transição da República para o Império Romano unificado. Nessa empreitada, interessa-nos evidenciar os princípios da investigação histórica e apresentar as teorias das formas de governo presentes na obra construída por Políbio.

Biografia do Autor

Daiana Junqueira Moreira, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (2020; 2021). Possui especialização em Docência e Prática de Ensino em História (2022) e Educação Especial e Inclusiva (2022). Pós-graduada em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2023). Tem experiência nas áreas de pesquisa em História Agrária, Regional e Ensino de História, atuando nos seguintes temas: História do trabalho rural; Movimentos sociais no campo; Educação e Currículo.

Referências

BRANDÃO, José Luís; OLIVEIRA, Francisco de. História de Roma Antiga Volume I: das origens à morte de César. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. CARDOSO, Sérgio. “A matriz romana”. In: Matrizes do Republicanismo. MG: UFMG, 2016.
CÍCERO, Marco Túlio. Da República. Os Pensadores, Abril S. A. Cultural, 3. ed. São Paulo, 1985.
POLÍBIOS. História. Brasília: Editora UNB, 1985. SEBASTIANI, Breno Battistin. Políbio e o Imperialismo Romano. Projeto História: Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, São Paulo, (30), p. 197-209, jun, 2005.
SEBASTIANI, Breno Battistin. Fracasso e verdade na recepção de Políbio e Tucídides. Imprensa da Universidade de Coimbra, São Paulo: Annablume Editora, 2017.
Publicado
2023-12-31