A interdisciplinaridade em Jogo

Aprendendo Física, Matemática e Educação Física com o Auxílio da Tecnologia Digital

  • Marcelo Olimpio Gomes IFTM
  • Arthur Braga de Oliveira IFTM
Palavras-chave: Tecnologia, Ensino-Aprendizagem, Voleibol

Resumo

O esporte, a tempos é praticado pelas mais diversas modalidades, e que atualmente tem sido encarado como uma modalidade educacional, de participação e interação. Para tanto buscamos analisar a possibilidade de inter-relação entre as disciplinas de Física, Matemática e Educação Física, em que muitas das vezes, são entendidas como disciplinas chatas, difíceis e complicadas, através do uso das tecnologias. Para tal, tivemos como objetivo geral conhecer através do esporte voleibol, os conceitos, da física, matemática, educação física, tecnologia e suas relações entre si, apresentados e vivenciado em uma aula da disciplina Informática e Educação no Ensino Tecnológico no programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFTM. O estudo apresenta uma pesquisa qualitativa, descritiva e caracterizada como um relato de experiência. Para o tratamento dos dados, foram usadas as experiências vivenciadas pelos professores durante a participação em uma aula composto por 7 alunos que compõem a turma da disciplina. A partir dessa análise, diagnosticamos os fatores positivos e negativos da participação na aula e as possíveis interferências a serem feitas para melhoria da utilização das tecnologias no ensino da física, matemática e educação física. Os relatos apresentados aqui, sustentarão a discussão teórica aprofundadas em diálogo com a literatura existente. Dessa forma, concluímos que a utilização das tecnologias através dos esportes, pode ser de grande valia e uma ótima ferramenta no auxílio do ensino escolar.

Publicado
2024-08-05