Communicative Approach:

uma ferramenta metodológica no ensino de língua inglesa

  • Lucas Carvalho de Sousa UNISEB - COC
Palavras-chave: abordagem comunicativa, metodologia de ensino, aprendizagem, communicative approach

Resumo

 O trabalho em questão é norteado pela metodologia Comunicative Approach (CA), pois acredita ser facilitadora no aprendizado de um novo idioma, além de ser mais significativo e parecer mais real ao indivíduo que está aprendendo, estimulando o sentido da comunicação. A escolha do tema se deu através da vivência em sala de aula e aulas online, com utilização da CA, chegando-se ao problema de pesquisa que é o incentivo ao discente em desenvolver a habilidade da fala na língua inglesa. Apresenta-se como objetivo geral: a importância da utilização do communicative approach (CA) como ferramenta metodológica de ensino de língua inglesa, para complementação da pesquisa os objetivos específicos são: o desenvolvimento da compreensão auditiva; fala; leitura e escrita na participação dos discentes com os docentes de forma interativa proporcionando um melhor desenvolvimento na aprendizagem da língua inglesa. O trabalho justifica-se pela necessidade de melhorar o ensino de língua inglesa na perspectiva de capacitar o aluno para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Foi realizada uma pesquisa por meio de entrevistas com os alunos de um curso de inglês online da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. A metodologia Communicative Approach acabou por oportunizar novas possibilidades e novas formas de compreender processos de aprendizagem de aquisição de uma nova língua-alvo, em questão a língua inglesa. Novos estudos, mais amplos e detalhados, podem ser desenvolvidos com o objetivo de desenvolvimento de novos matérias e novas abordagens pedagógicas, auxiliando as pessoas na aquisição de uma nova língua, de maneira mais significativa e mais eficiente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Communicative Approach. Metodologia. Compreensão. Aprendizagem. Abordagem Pedagógica.

 

 

 

 

Publicado
2024-08-01