A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

  • Luciana de Oliveira Patique UNIFLU
  • Antônio Carlos Estender

Resumo

Há algum tempo administradores perceberam a importância da qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores e seu potencial de tornar a organização mais saudável, competitiva e produtiva. Os objetivos deste estudo foi compreender esta relação, demonstrando como pode beneficiar não apenas o trabalho a ser realizado, mas desenvolvendo novas estratégias, assim como motivar os colaboradores a desempenhar melhor as suas funções. Abordou-se levantamento das percepções dos stakeholders sobre a QVT identificando semelhanças e diferenças entre a literatura e os resultados obtidos através das entrevistas e com as percepções dos entrevistados. Analisou-se a elaboração de ações baseadas nas percepções das situações vivenciadas pelos entrevistados para a produção de ações que possibilitem atingir os objetivos. A pesquisa qualitativa incluiu 15 pessoas entrevistadas, de diferentes hierarquias e as amostras foram analisadas de forma empírica. O estudo foi estruturado em cinco seções, além desta introdução. Na primeira seção é discutida a questão da revisão de literatura; a seguir são detalhados os aspectos metodológicos; estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória, entrevistas, entre outros; na terceira seção, os resultados; na quarta seção discussões e na última seção, são expostas as considerações finais.

Palavras-Chave: Investimento. Organização. Planejamento. Saúde.

Publicado
2018-11-15